O comandante do 12º BPM, Major Albenor Lima Filho, foi agraciado em solenidade alusiva ao Dia do Patrono da PMPB ocorrida nesta segunda-feira (22) em João Pessoa, com a mais alta comenda da Polícia Militar da Paraíba, a medalha Coronel Elísio Sobreira, que é entregue a personalidades militares e civis que prestam relevantes serviços à PM e a sociedade paraibanas.
"São os frutos do nosso trabalho. A dedicação em buscar melhorar a segurança aos cidadãos de bem da micro região atendida pelo 12º BPM", disse o major Lima Filho em agradecimento pela homenagem.
O patrono - Elísio Augusto de Araújo Sobreira nasceu no dia 20 de agosto de 1878, na cidade de Esperança, na Paraíba. Aos 29 anos de idade, ele começou sua trajetória na Polícia Militar no posto de alferes. As lutas empreendidas contra os grupos de cangaceiros, a coragem e o senso de justiça dele garantiram êxito nas ações da corporação na época, que tiveram grande reconhecimento da população sertaneja.
Coronel Elísio Sobreira, ao longo de sua trajetória, foi comandante-geral da Polícia Militar e mesmo após ser reformado, ainda foi convocado para o serviço ativo. Ele faleceu aos 64 anos de idade e dedicou mais da metade da vida (35 anos) à Polícia Militar. Ele foi escolhido como patrono em 1957 e desde 1993, ano em que foi criada a medalha que carrega o seu nome, a Polícia Militar da Paraíba reserva o dia 20 de agosto para comemorar o dia de seu patrono.
Mín. 24° Máx. 37°