A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira, 22, a primeira reunião com os agricultores familiares sobre o Programa Alimenta Brasil.
O encontro aconteceu no CRAS Geralda Medeiros, no bairro do São Sebastião e contou com a presença do Secretário de Agricultura, Ferré Maxixe, da Secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, da coordenadora do Banco de Alimentos, Simone Moura, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável e agricultores.
Na oportunidade, foi explicado aos agricultores o processo que deve ser realizado para o cadastramento no Programa Alimenta Brasil, na modalidade compra com doação simultânea para a execução do Termo de Adesão nº 00643/2022 dos recursos provenientes da Portaria 199, de 28 de junho de 2022, do Ministério da Cidadania.
A secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, falou da importância do PAB para o fortalecimento da agricultura familiar e também para a segurança alimentar das famílias que são beneficiadas com a distribuição dos alimentos.
“A primeira reunião com os agricultores, a qual mostrou a importância do Programa Alimenta Brasil para o fortalecimento da agricultura familiar, como também a segurança alimentar das famílias que recebem os produtos. E como recebemos o recurso de R$ 1.300.000,00 (Hum milhão e trezentos reais) precisamos iniciar o Programa para garantir a essas pessoas esse fortalecimento”, destacou.
Helena ainda ressaltou que durante a reunião os agricultores reivindicaram os valores dos produtos e foi feita uma solicitação a Conab, por meio de ofício, para que possa ter um valor mais adequado dos produtos.
O presidente do CMDRS de Patos, João Monteiro, falou da importância do momento para a agricultura patoense, como também destacou a discussão como salutar para que os agricultores tenham a o seu produto valorizado.
Para o secretário de Agricultura, Ferré Maxixe, é um momento importante para o município, pois com o recurso recebido a Prefeitura poderá colocar em prática o PAB que irá beneficiar os agricultores, como também as famílias patoenses.
Mais Informações
A partir desta segunda-feira, 26, os agricultores familiares que tenham o desejo em participar do Programa Alimenta Brasil podem procurar o Banco de Alimentos para realizarem as suas inscrições e tirar as dúvidas relacionadas ao programa.
Mín. 22° Máx. 37°