Quem foi ao Hospital de Patos poucos meses atrás e precisa de serviços hospitalares hoje percebe, nitidamente, a grande mudança que a unidade teve no setor de Urgência e Emergência. Isto porque, desde abril último, que o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), passou a integrar o Projeto Lean e com isso várias melhorias aconteceram na porta de entrada da unidade. “Esse projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do PROADI-SUS e tem o objetivo de auxiliar hospitais do SUS a reduzir a superlotação nas emergências e nós estamos vendo isso na prática em nossa unidade hoje”, destaca o diretor geral do hospital de Patos, Francisco Guedes.
De acordo com ele, a área Vermelha, que vivia sempre lotada e tinha capacidade para quatro pacientes e, na maioria das vezes abarcava mais de 14, hoje vive outra realidade bem diferente. A área Verde que se transformou na unidade de decisão clínica, que era outro local que vivia lotado, com pacientes esperando leitos de enfermaria ou UTI, atualmente, depois do projeto Lean e das ferramentas de gestão que foram implantadas tem uma maior rotatividade de leitos. “Com a unidade de decisão clínica, com o aumento de circulação pela área Vermelha e com a criação de um espaço de atendimento rápido, que acolhe pacientes que apenas precisam de uma medicação para dor ou precisam ser observados por algum tempo e são liberados em seguida, mudamos para muito melhor a nossa porta de entrada e essa mudança foi graças ao Projeto Lean”, destaca Francisco.
A superlotação dos serviços de urgência e emergência nos hospitais do SUS é um fator que impacta todo o sistema de saúde. Além de longa espera, a superlotação causa outros problemas, como o aumento da média de permanência do paciente no hospital, desperdício de tempo e recursos, além de menor giro de leitos. “Utilizando metodologias estruturadas de gestão para otimização de tempo, recursos e espaço, garantimos mais agilidade e segurança no atendimento. Isso provocou uma verdadeira mudança de cultura nos hospitais participantes do projeto e nós percebemos isso nitidamente hoje aqui em Patos”, complementa Francisco, agradecendo o aporte dado pelos profissionais que treinaram a equipe da unidade e que monitoram presencialmente ou virtualmente a implantação e desenvolvimento do projeto em Patos, além dos colaboradores da unidade que entenderam a importância da execução do mesmo para melhoria dos processos internos e da consequente prestação de serviços à população.
Dados das Emergências de 35 hospitais públicos e filantrópicos que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) mostram que a superlotação dos serviços de urgência e emergência destas unidades teve uma redução de 38% entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020, com uma redução média de 50% no tempo de permanência do paciente da urgência até a internação, e uma redução média de 11% no tempo médio de permanência na internação (de 8,5 dias para 7,6 dias). “Em Patos a gente não tem esses indicativos definidos, mas, já percebemos uma redução significativa”, afirma Francisco.
Além da própria metodologia Lean, o projeto que foi implantado em Patos também engloba o protocolo de capacidade plena, daily huddle que consiste em reuniões de equipe diárias de 10 minutos, além de estratégias de fluxo, entre outras ações. “O Lean chegou para otimizar ações, reduzir desperdícios, agregar valor ao serviço, reduzir superlotação e melhorar a qualidade de nosso atendimento na emergência com ganhos para a equipe da unidade e, sobretudo, para os pacientes que já sentem uma melhor disponibilidade e prestação de serviços em nossa unidade”, afirma o diretor técnico do Complexo de Patos, Dr. Pedro Augusto.
Desde o início do projeto, em 2018, o Lean já foi implantado em 102 hospitais, de 24 estados brasileiros. Na Paraíba, apenas o Hospital de Trauma de Campina Grande e o Hospital de Trauma de João Pessoa já integravam o projeto. Em Patos, desde abril último e durante 18 meses a equipe será treinada e monitorada por profissionais da Beneficência Portuguesa, com treinamentos locais e também em São Paulo. A cada trimestre haverá ainda visitas técnicas ao Hospital de Patos para averiguar a implantação do Lean, como a que ocorreu durante toda essa semana.
Sobre o Lean
O Lean significa enxuto e é uma filosofia corporativa composta por um conjunto de técnicas e ferramentas que visa valorizar o ser humano e melhorar o desempenho de uma organização para aumentar sua competitividade. Uma das bases da filosofia Lean é a busca pela redução dos desperdícios que deve ocorrer continuamente. O conceito é simples: desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Em resumo: faça somente aquelas atividades que criam ou agregam valor e que o cliente esteja disposto a pagar. Todas as outras atividades são desperdícios. Os hospitais participantes do Lean são escolhidos pelo Ministério da Saúde junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e passam por processo de indicação e análise para serem admitidos. A indicação do Complexo de Patos para integrar o Lean foi do ex-secretário de Saúde, Dr. Geraldo Medeiros, mas a unidade passou por um processo seletivo antes de ser admitida no projeto.
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