Com o aumento do movimento “pet lovers”, ou seja, os tutores de animais de estimação que se identificam como verdadeiros pais dos seus bichinhos, o país observou um crescimento na busca por melhores produtos e experiências para seus pets. A pandemia da Covid-19 contribuiu ainda mais para este fenômeno, como mostra o e-book Pet Lovers, lançado recentemente pelo Sebrae/PB por meio do portal Usina de Dados.
Na Paraíba, segundo dados da instituição, existem 2.314 pequenos negócios nas atividades de comércio varejista de animais vivos e alimentos para animais de estimação e de higiene e embelezamento de animais domésticos. Deste total, 1.766 correspondem a microempreendedores individuais, 527 microempresas e 21 empresas de pequeno porte. Os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Bayeux concentram a maior parte dos pequenos negócios do segmento, contabilizando, respectivamente, 765, 350, 103 e 63 pequenas empresas que atuam com os pets.
O e-book do Sebrae/PB traz diversas informações relacionadas ao setor, reunindo diversas fontes de dados. Um deles diz respeito ao impacto da pandemia nas famílias brasileiras: pesquisa realizada pela Petlove em parceria com a DogHero apontou que 54% dos brasileiros adotaram um pet no período. Além disso, de acordo com o último Censo Pet IPB, do Instituto Pet Brasil, o Brasil encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação, um aumento de 3,7% sobre os 144,3 milhões do ano anterior. Os cães estão entre as espécies mais presentes nos lares brasileiros, com 58,1 milhões. As aves canoras vêm em segundo lugar, com 41 milhões. Os gatos configuram em terceiro lugar, com 27,1 milhões, seguidos de perto pelos peixes (20,8 milhões).
Em relação aos gastos mensais, a publicação aponta que há maior busca por produtos da categoria premium, em um movimento chamado de “premiumização” e um crescimento na procura de brinquedos e acessórios como forma de mimar os animais de estimação. Conforme avalia o analista técnico do Sebrae/PB, Ismael Nóbrega, os dados publicizados por meio do e-book revela que o segmento é diversificado e conta com oportunidades de negócios.
“Desde a realização de eventos para pets e seus tutores até vestuário para os animais de estimação. São inúmeras oportunidades, além dos números favoráveis. É um mercado crescente e bilionário, que atinge não só as classes A, B e C, mas está chegando à classe D. As oportunidades estão em todos os municípios do país e na Paraíba não poderia deixar de ser diferente”, analisou.
Portal Usina de Dados – Trata-se de um ecossistema de criação e divulgação de informações inteligentes e relevantes para os pequenos negócios. Além de identificar as oportunidades de investimento relacionadas ao mercado, a plataforma dispõe de conteúdos técnicos e estudos detalhados nos setores do varejo, alimentação, moda, beleza, agronegócio e saúde. O portal é um instrumento que colabora estrategicamente para o surgimento e fortalecimento dos pequenos negócios, auxiliando o empreendedor a identificar as necessidades da sua realidade territorial, além de ter acesso a diversas informações estratégicas e analíticas por meio de e-books, boletins, entre outras ferramentas.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
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