Estimular o empreendedorismo através do incentivo ao conhecimento e desenvolver soluções estratégicas para buscar o crescimento e a competitividade dentro do mercado. Esse é o objetivo do Programa Brasil Mais-ALI desenvolvido pelo Sebrae/PB e que teve atuação com diversos atendimentos junto a empresárias premiadas na edição 2022 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
O Programa busca auxiliar os donos de pequenos negócios a inovarem em seus empreendimentos e, consequentemente, aumentarem a sua produtividade. Uma das empresárias atendidas pelo Brasil Mais-ALI é Samanda Xavier, que conquistou a segunda colocação na categoria pequenos negócios do Prêmio. Ela é proprietária da distribuidora Água Mineral Croatá, que tem a sua sede instalada na cidade de Patos, no Sertão do estado.
“Através do ALI conseguimos reavaliar nossas práticas de gestão com ênfase na produtividade da empresa. Tínhamos receio de aplicar certas ideias, mas com o planejamento adequado e calculando os riscos, conseguimos aplicar nosso protótipo que nos trouxe resultados positivos. Hoje trabalhamos mais o marketing e relacionamento com os clientes, e através de pesquisas de satisfação, conseguimos identificar as demandas e lançar novas promoções. Sem dúvidas, todas essas ações foram as que nos levaram ao reconhecimento da premiação”, destacou a empresária.
Além do conhecimento adquirido por meio do programa em resultado da implementação de medidas de inovação, Samanda Xavier, recorda a importância do apoio do Sebrae ainda no período em que projetou abrir o seu próprio negócio. “O Sebrae é nosso parceiro desde a idealização da empresa. Fizemos consultorias, pesquisa de mercado, planejamento estratégico e sempre buscamos esse caminho para fortalecer a empresa”, concluiu.
Por sua vez, a proprietária da loja Eticar Baterias em Campina Grande. Joseane Muniz, premiada na terceira colocação Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, revela detalhes de como o Programa Brasil Mais-ALI auxiliou a identificar as necessidades da sua empresa.
“Foi uma experiência que nos mostrou a necessidade de ajustes na parte de procedimentos da empresa e a partir desse diagnóstico criou-se uma cartilha para cada situação. Uma pesquisa de satisfação também foi elaborada para identificar outras situações e com isso soluções foram criadas para melhorar o funcionamento da empresa. O reconhecimento através da premiação é importante e mostra que estamos no caminho certo”, disse.
De acordo com a gestora estadual do Programa Brasil Mais-ALI do Sebrae/PB, Cláudia Pereira, o resultado da premiação reconhecendo a história das empresárias demonstra a importância de buscar o conhecimento para o ambiente de negócios. “A premiação das empresárias coroa tudo aquilo que é desenvolvido pelo programa para tentar melhorar a produtividade das empresas que são atendidas e isso gera uma repercussão positiva, demonstra o resultado de uma boa experiência. A proposta do ALI é auxiliar os empreendedores, apresentar ferramentas de inovação e aplicar estratégias para impulsionar a competitividade dentro do ambiente de negócios”, explicou.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – Instituído pelo Sebrae Nacional, a iniciativa busca estimular o empreendedorismo ao premiar histórias inspiradoras de empresárias em todo o país. Realizado desde 2004, o prêmio foi retomado neste ano, tendo ficado sem edições em decorrência da pandemia da Covid-19. A divulgação do resultado da premiação em sua etapa estadual aconteceu no dia 13 de outubro, no Deck Gourmet, em João Pessoa.
Sebrae 50 + 50 - Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Mín. 23° Máx. 36°