O programa Falando de Medicina, deste domingo (13), abordou os acidentes que ocorrem com as serpentes (cobras), tema sugerido por um ouvinte do bairro Jatobá, em Patos, no Sertão da Paraíba.
Dr Emídio, médico/professor/mestre em medicina/doutorando pela UNICAMP e apresentador do programa, disse que no Brasil existem quatro gêneros de cobras que são importantes para a medicina. A mais comum são as Jararacas; o segundo em número de acidentes, são as Cascavéis; em número menor, as cobras Corais; e um número menor ainda, as cobras Surucucus.
“O importante é a gente saber que cada uma dessas cobras têm um significado diferente, até para o tratamento médico, como um todo. As Jararacas após o acidente ocorrem dores muito intensas nos locais, acontecem sangramento. Já os acidentes com as cobras Cascavéis ocorrem, principalmente, alterações neurológicas, é a pessoa que tem uma voz mais devagar, como se estivesse bêbada, por exemplo: as pálpebras ficam caídas, fica com face como se tivesse ingerido bebida alcoólica. Os acidentes com as cobras Corais são menores e com as cobras Surucucus são menores ainda”, explicou Dr Emídio.
Levado ao ar todos os domingos, das 8h às 9h, através de um pool de emissoras paraibanas, o programa deste domingo foi gerado dos estúdios da Rádio Itatiunga FM 102,9 de Patos.
Veja vídeo:
Mín. 23° Máx. 36°