O programa Falando de Medicina, deste domingo, 20 de novembro, abordou a Endometriose, tema sugerido por uma ouvinte da cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, retransmitido pela Rádio Itatiunga FM 102,9, das 8h às 9h, no pool de emissoras Paraibanas.
Dr Emídio, médico/professor/mestre em medicina/doutorando pela UNICAMP e apresentador do programa, disse que a questão da endometriose é uma doença que na verdade ela se expressa muito das vezes por meio de dor, o sangramento que acontece todos os meses durante a menstruação.
“Um dos temas muito importantes que não foi solicitado para que falássemos é a questão da endometriose. Doutor Emídio, endometriose é câncer? Endometriose tem cura? Esta é a pergunta da minha amiga Joana D’arc, que mora aqui em Patos, na Paraíba, e vamos responder a partir de agora. Minhas amigas e meus amigos, a questão da endometriose é uma doença que na verdade ela se expressa muito das vezes por meio de dor, o sangramento que acontece todos os meses durante a menstruação, esse sangue ele se exterioriza através da vagina e em algumas situações ele não exterioriza-se, ele fica praticamente dentro do útero e ele consegue atingir regiões mais profundas do organismo, como por exemplo as trompas, os ovários e a cavidade endometrial. Aliás, além da cavidade endometrial, atinge também a cavidade peritoneal. E aí um dos principais sintomas que acontece a presença de dor, só que não é uma dor comum, é uma dor que ela é progressiva, ou seja, ela é cada vez maior e cada vez mais incapacitante. É aquela pessoa que fica menstruada, é o mês tal tem uma dor X e no próximo mês, por exemplo, a dor já aumenta muito, muito, muito. O tratamento vai depender, é de cada situação. Vai depender se essa pessoa quer engravidar ou não e se ela tem ou não uma dificuldade de engravidar. Existem aí várias outras abordagens que a pessoa pode fazer caso ela não quer engravidar, por exemplo. Se o problema é menstruar e ela fica sem menstruar, se ela fizer, por exemplo, uso de anticoncepcional de forma contínua, isso vai fazer parar bastante os sintomas que essa pessoa porventura venha a sentir. Então nosso tema de hoje foi endometriose, grande abraço a todos vocês e é um tema muito importante, certamente quando você conhece a doença a qual você é portadora, você consegue passar por essa fase de forma mais amena, de forma mais compreensível do ponto de vista psicológico. Grande abraço a todos! Eu sou Doutor Emídio, sou médico e sou professor e sou também apresentador do programa Falando de Medicina. Grande abraço a todos. Fiquem com Deus e até a nossa próxima oportunidade”.
Veja vídeo:
Em Patos (PB) Dr Emídio atende em sua clínica na Rua Moacir Leitão, 865, no bairro Belo Horizonte.
Novo telefone fixo: 2147-0993
WhatsApp 9.9308-9276 ou 9.9852-0183
Mín. 23° Máx. 36°