A educação municipal de Patos recebeu na tarde de ontem, quarta-feira (23) o Prêmio Educação Nota 1000, durante o Seminário da Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado na cidade de Campina Grande. O seminário ‘Perspectivas e Estratégias para Educação Municipal em 2023’, contou com a presença de secretários municipais de Educação e prefeitos de todo estado.
O evento premiou os melhores projetos em educação que foram apresentados pelos municípios através dos secretários e analisados por uma comissão especialista em Educação Municipal. A iniciativa premiada de Patos foi o projeto ‘Educação Inclusiva em Novas Perspectivas’, que iniciou seu desenvolvimento durante a pandemia com o envio dos profissionais de apoio escolar para a residência do aluno com deficiência.
“Esse foi um projeto construído e que aconteceu em plena pandemia. Nosso projeto foi voltado para a educação inclusiva porque detectamos a necessidade, onde de nossos mais de 10 mil alunos matriculados, quase 500 tinham algum tipo de deficiência, de transtorno, e estavam em casa, e esses alunos também eram, e são, nossa responsabilidade,” comentou a secretária de Educação de Patos, Adriana Carneiro.
Em seu discurso, a secretária lembrou a importância de valorizar a educação inclusiva, e destacou o sucesso do projeto junto às famílias e à comunidade escolar patoense como um todo, o que despertou na gestão o desejo de ampliar o projeto, tornando-o uma referência em educação inclusiva em todo estado.
“Parabéns a toda nossa equipe, aos profissionais cuidadores, que são os grandes responsáveis por toda essa história de sucesso. Patos tem uma educação inclusiva em novas perspectivas,” finalizou Adriana.
O prefeito em exercício, Jacob Souto, também esteve presente no seminário, e comentou que premiações como esta são um reconhecimento do trabalho que vem sendo construído pela gestão municipal na educação.
Mín. 23° Máx. 36°