Como parte do calendário de atividades de encerramento dos trabalhos do Poder Legislativo de Patos-PB, a câmara realizou nesta segunda e quarta feira, dias 12 e 14, respectivamente, duas Sessões Solenes para entrega de honrarias, a exemplo de Votos de Aplausos, Título de cidadania e comendas. “Um momento muito gratificante para todos nós, por essa oportunidade de reconhecer os grandes feitos dessas pessoas que contribuem diretamente com o crescimento econômico, social e intelectual de nossa cidade.”, resumiu a presidente da casa Juvenal Lúcio de Sousa, Tide Eduardo (UB), que conduziu os trabalhos.
As Sessões Solenes aconteceram pela manhã, ás 09h. Mais de 50 pessoas (homes e mulheres) profissionais liberais, servidores públicos das áreas de saúde e educação, artistas e religiosos foram homenageados. As honrarias foram apresentas e aprovadas ao longo do ano de 2022 pelos 17 vereadores, “e, nesta quarta, foi o ponto alto dessas homenagens. ”, comemorou a presidente da Mesa Diretora, avaliando com positividade o esforço concentrado feito ao longo dessa última semana de atividades. Nesta quinta-feira (15) os vereadores votam, na penúltima Sessão Ordinária do ano, o Orçamento de 2023 e as Emendas Impositivas Parlamentares. Cada vereador destinará cerca de R$ 167.132,52,00, sendo que 50% desse valor deverá ser, obrigatoriamente, destinado para a área da saúde. Na sexta-feira (16) acontece a última Sessão Ordinária do ano para 2ª e última votação da LOA. Em seguida, a casa entra em recesso.
Agraciados
Foram contemplados com Votos de Aplausos: A rádio Espinhas, 97,9 FM, Irinaldo Caetano Marques, Josulado Soares de Medeiros, Jandrey Dantas Filgueira, Paschoal Ricardo de Medeiros, Comissão da Jovem Advocacia da OAB/Patos, Charles Martins de Sousa, Ordem Demolay da Loja Augusto Simões, Josemar Azevedo Barbosa, Dr. Pedro Augusto (médico), José Junior de Medeiros, Hudlesson Geine, Fátima Candido de Lucena, Joandro Andrade Alves, Cilene Silva, Denis Bezerra, Morgana Guerra, Pedro Victor Cardoso Figueiredo (escritor), Anderson Sóstenes Trigueiro, Francisco Neris Rodrigues, Maria Joseny de Lima Medeiros (Josa), Cel Saulo Alves Laurentino, Sgt Luciano de Almeida Sá, Sgt. Joseires Gleydsom (ambos dos Corpo de Bombeiros), Isabela Cristina dos Santos (Diretora do Hospital Infantil de Patos) e os jornalistas Misael Nóbrega e Célio Martinez.
Já com o Título Honorífico de Cidadania, foram contemplados: Rildemar Nunes Leite, Matheus de Araújo Andrade, Luan Pereira Dantas, Hedijamarry Moreira Maciel Braga, Marcos Antônio do Nascimento, Sidkley da Costa Oliveira, Michele Ângela Nóbrega, Irinaldo Caetano Marques, Sildenia Dantas Fragoso, Washington Luiz de Sousa Bezerra, Carla Maria Nóbrega Pereira Trigueiro, Cinthia Zukauskas Mambrini, Francisco das Chagas Leite, Juliana de Carvalho Gomes e Luiza Sátyro Morais de Medeiros.
Foram homenageados com a Comenda Pinto do Acordeom, os cantores de forró Manoel Augusto de Assis (Manoel Valadares) e Aécio Nóbrega Lucena (Aécio Flávio). Já a comenda Dom Expedito Eduardo de Oliveira, foi entregue ao padre Joácio Nóbrega, um dos idealizadores do projeto social Catedral Solidária, que distribui refeições para as pessoas em situação de rua e, por fim, a Comenda Ministro Ernani Sátyro, concedida a Nalfranio de Queiroz Sátyro Filho, André Gomes de Sousa Alves e Adilson da Silva Santos.
Mín. 22° Máx. 37°