O futebol paraibano se depara com mais um caso deplorável. Durante o clássico entre Botafogo-PB e Auto Esporte, pelo Estadual, a árbitra Ruthyanna Camila sofreu ato de machismo por parte do zagueiro do Auto, Tiago Bob.
Após tomar cartão vermelho em um lance que ocasionou confusão dentro de campo, o jogador teria insinuado que sua expulsão aconteceu apenas pelo fato de a árbitra ser mulher. A situação foi relatada em súmula por ela.
Na súmula da partida, Ruthyanna relatou o fato, que pode gerar punição ao jogador caso enquadrado no artigo 234-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala sobre ato discriminatório.
Nesta terça-feira, o próprio Auto Esporte divulgou nota repudiando e pedindo desculpas pela atitude do seu jogador.
“O Auto Esporte Clube vem a público se solidarizar e pedir desculpas à árbitra Ruthyanna Camila, que apitou com excelência o BotAuto nesta segunda-feira (30), e também para todas as mulheres que foram ofendidas pela fala do nosso atleta.
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) e alguns clubes também emitiram nota pelas redes sociais se solidarizando com a árbitra, que está nos quadros da Federação Paraibana de Futebol desde 2015, sendo a primeira mulher a apitar um clássico no campeonato, entre Treze x Campinense.
FPF
A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Michelle Ramalho, também se pronunciou oficialmente após toda a repercussão em relação à ofensa do zagueiro Tiago Bob, do Auto Esporte-PB, contra a árbitra Ruthyana Camila.
“Venho aqui lamentar e repudiar a violência psicológica sofrida pela nossa árbitra Ruthyanna. Ruthyanna, você tem toda a minha solidariedade, e quero te parabenizar pelo excelente trabalho que você vem realizando juntamente com a Federação Paraibana de Futebol”, disse.
Botafogo-PB
O Botafogo Futebol Clube vem a público lamentar as infelizes falas proferidas contra a árbitra Ruthyanna Camila, que com excelência realizou o seu trabalho durante a partida ocorrida ontem no Clássico Botauto.
Campinense
O Campinense Clube vem a público prestar solidariedade à árbitra Ruthyanna Camila, integrante do quadro de Arbitragem da Federação Paraibana de Futebol (FPF), que foi alvo de machismo enquanto apitava a partida entre Auto Esporte e Botafogo, pelo Campeonato Paraibano.
Manifestamos nosso total repúdio ao ocorrido e lembramos que o futebol é um esporte de inclusão e interação social, no qual o respeito, a tolerância e a educação são pilares.
Desejamos força e coragem à árbitra Ruthyanna Camila para superar o ocorrido e seguir realizando com maestria o seu trabalho.
Treze
O Treze Futebol Clube vem a público manifestar seu repúdio pelo ocorrido na data de ontem contra a senhora Ruthyanna Camila, árbitra da partida entre Botafogo-PB e Auto Esporte.
Sousa
O Sousa Esporte Clube vem manifestar o seu repúdio em decorrência das manifestações machistas do atleta do Auto Esporte, Thiago Bob, contra Ruthyanna Camila Medeiros, árbitra da partida válida pelo Campeonato Paraibano entre Botafogo-PB x Auto Esporte, ocorrida na noite desta segunda-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Como relatado em súmula, a fala, carregada de preconceito, evidencia o ambiente ainda hostil que o futebol representa para as mulheres, em pleno ano de 2023. Das arquibancadas aos gramados, as mulheres que lutam para existir e resistir nesse espaço, precisam de respeito.
É inadmissível que a moral e a honra da árbitra, bem como de todas as mulheres, tenham sido atacadas covardemente como foram.
Diante do ocorrido, o Sousa Esporte Clube reafirma o seu compromisso em prol da luta por um futebol livre e pela equidade, contra o machismo estrutural. As mulheres são livres para ocuparem qualquer espaço que queiram e cabe a toda a sociedade lutar contra preconceito e opressão.
Aproveitamos o espaço para nos solidarizar com a árbitra e afirmar que seguimos atentos à expressões e atitudes desta natureza para que a sociedade possa garantir a segurança de todas as mulheres que ocupam o espaço que também é delas no futebol. Não toleraremos, em nenhuma hipótese, tais práticas.
Machistas não passarão!
Mín. 23° Máx. 36°