A Polícia Civil da Paraíba está ampliando as alternativas de dispositivos seguros e sigilosos para o envio de denúncias anônimas. A instituição, que já oferece o número 197 como Disque-Denúncia, agora acaba de lançar o site 197.pc.pb.gov.br para aprimorar o serviço. O projeto segue diretrizes da Estratégia de Governo Digital, do governo do estado.
A ideia é aumentar o leque de opções que possam robustecer o potencial das denúncias, como a possibilidade do envio de vídeos e fotos, por exemplo. Até então, as informações eram repassadas apenas por ligação telefônica, o que não permite o encaminhamento de arquivos.
“O 197 já nos ajuda muito, sem sombra de dúvidas. Mas essa versão com endereço eletrônico é bem mais completa e, dependendo do material que possa chegar ao nosso sistema, os mandados de prisão e de busca e apreensão, por exemplo, poderão ser solicitados com mais rapidez à justiça”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo.
Outra novidade que o site traz é a possibilidade de o usuário da ferramenta acompanhar a sua denúncia, caso tenha interesse. Para isso, é necessário que o usuário forneça o número do protocolo que ele recebe, toda vez que utilizar a ferramenta.
“Tendo sempre em mente que a ferramenta é absolutamente segura e sigilosa. O usuário do serviço não precisa se identificar, seja no mecanismo já existente, que é o número 197, ou por meio do endereço eletrônico que estamos lançado agora”, concluiu o delegado-geral.
Mín. 23° Máx. 37°