21°C 36°C
Patos, PB
Publicidade

Prefeitura de Patos realiza palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência para jovens do NUCA

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública tendo em vista os riscos que podem ocorrer com a mãe e o bebê.

07/03/2023 às 09h31
Por: Airton Alves Fonte: Coordecom
Compartilhe:
Prefeitura de Patos realiza palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência para jovens do NUCA

A Prefeitura de Patos, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, realizou nesta segunda-feira, 06, uma palestra sobre a temática ‘Gravidez na Adolescência’ para o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O encontro aconteceu na Escola Estadual Rio Branco.

O evento marcou o encerramento de atividades, sobre o tema, que foram realizadas durante todo o mês de fevereiro nas escolas municipais e estaduais e nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS e teve como objetivo informar sobre medidas preventivas e educativas que contribuem para a redução dos casos de gravidez na adolescência.

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública tendo em vista os riscos que podem ocorrer com a mãe e o bebê. Uma gravidez precoce repercute principalmente na vida escolar e profissional, interrompe sonhos e projetos futuros.

De acordo com a coordenadora do programa saúde da mulher e enfermeira, Ayrla Soares, o momento encerra um cronograma de atividades intersetoriais de conversas e orientações junto aos jovens da cidade e destacou que a temática, como também as doenças sexualmente transmissíveis serão trabalhadas durante todo o ano.

O mobilizador do NUCA, Samyr Xavier, ressaltou a importância da palestra educativa que trouxe um conhecimento para os adolescentes sobre os impactos sociais, psicológicos e socioeconômicos que a gravidez precoce pode trazer.

Samyr ainda falou que a melhor prevenção da gravidez na adolescência é a informação adequada sobre os métodos anticonceptivos.

NUCA

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes reúne adolescentes de 12 a 18 anos incompletos e é um dos requisitos para a aquisição do Selo UNICEF, iniciativa para estimular avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A realização das atividades é condição fundamental para fortalecer a participação das meninas e dos meninos nas discussões sobre políticas públicas para a sua faixa etária.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.