Para comemorar o dia Mundial da Água, celebrado na última quarta-feira (22), a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu uma tarde de palestras sobre a água e o meio ambiente. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (24), na Associação Comercial de Patos e contou com palestras de renomados especialistas em gestão de recursos hídricos.
Para a secretária do Meio Ambiente, Manoella Rodrigues, o momento foi importante para repassar um pouco de conhecimento em relação aos recursos hídricos, tanto do semiárido como do estado da Paraíba, bem como das tecnologias que podem ser usadas para minimizar o desperdício de água na agricultura e pecuária.
“São palestras enriquecedoras que vão trazer grande conhecimento para a população. Então, esse ciclo de palestras vai ser a troca de informações. Não só os palestrantes que vêm de fora vão passar as informações, como também nós vamos mostrar a nossa realidade e a realidade hídrica de outros países”.
O vice-prefeito, Jacob Souto, que é doutor em Agronomia, palestrou sobre ‘O quanto recebemos e o que fazemos com a água da chuva no sertão da Paraíba?’ trazendo dados da pluviometria tanto de Patos como de vários municípios circunvizinhos, fazendo um comparativo com uma região muito produtiva que chove bem menos do que o Sertão paraibano.
“Então, vou mostrar esses dados para gerar no final um debate muito bom, para gente saber o que fazer com essa água. Aqui, nós recebemos muita água, principalmente nesses quatro últimos anos. O que foi feito com essa água? A água vai embora, evapora, vai para outros locais e não fica aqui pra nós”, explicou Jacob.
O evento teve também palestras do professor doutor José Dantas que falou sobre a conservação de água e solo no semiárido brasileiro, e do professor doutor Camilo Allyson que abordou sobre a segurança hídrica e alimentar no semiárido.
Participaram do evento membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente -CMMA, secretários municipais, a vereadora Fátima Bocão representando a Câmara de Vereadores, demais autoridades, estudantes e a população em geral.
Mín. 22° Máx. 37°