A campanha Abril Azul já foi iniciada em todo o país e contará com programações alusivas durante todo o mês. Em Patos, a rede municipal de Educação preparou momentos significativos nas escolas, com palestras, momentos lúdicos e participação em atos públicos como forma de enaltecer o debate sobre o autismo e as necessidades da implementação de mais políticas públicas para a população autista.
Atualmente, a rede de ensino de Educação básica do município de Patos dispõe de uma ampla estrutura para atender pessoas com deficiências (PcD) e autistas. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) atende as crianças e adolescentes no horário oposto ao da sala regular e trabalha de acordo com as habilidades e necessidades específicas de cada um.
São ofertados profissionais de apoio escolar que dão o suporte necessário para que as crianças e adolescentes conquistem sua autonomia e independência nas 15 salas de AEE nas escolas de ensino fundamental I e II. Além dessas salas, outras duas funcionam em creches com a estimulação precoce.
A professora em sala AEE na Creche Daniele Medeiros Monteiro, no Monte Castelo, Kênia Marinho explica que para cada criança existe um trabalho diferente, observando a individualidade de cada caso e a preocupação em realizar um trabalho primoroso e adequado. “Cada criança que vem para cá, a gente trabalha a partir de um estudo de caso. Cada criança autista é um indivíduo único, então, cada um tem um plano diferente. Se uma não consegue pegar no lápis, eu vou trabalhar estratégias para que ela consiga pegar no lápis”, explicou.
Já a profissional de apoio escolar Maely Pereira se mostrou surpresa com o rápido desenvolvimento das crianças a partir do plano de atividades desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. “[As crianças] estão nos surpreendendo, pois, estamos oferecendo jogos e atividades lúdicas que são muito importantes para o desenvolvimento da criança, principalmente as autistas”, destacou.
Ana Lúcia de Melo é mãe de uma aluna com necessidade de atendimento especializado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aristides Hamad Timene. De acordo com ela, o suporte que sua filha vem recebendo tem sido um divisor de águas no seu desenvolvimento e na capacidade de aprendizado. “O desenvolvimento é excelente! Minha filha tem aprendido bastante, tem se comunicado muito bem, tem conhecido as palavras, os números, as cores. É um desenvolvimento que a gente como mãe fica feliz. Eu estou muito feliz pela minha filha aqui no município”, ressaltou emocionada.
Outro equipamento fundamental é o Centro de Referência Educacional Especializado Irmã Benigna, que funciona na rua Felizardo Leite, na zona central da cidade. O espaço, há décadas é referencial para toda a Paraíba no atendimento as pessoas com algum tipo de deficiência através de uma rede de apoio e profissionais devidamente capacitados.
Mín. 23° Máx. 36°