A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no último sábado (01), transporte de dois pacientes que necessitavam realizar o percurso de São Mamede e Patos com destino a João Pessoa em tempo hábil para realizar transplante de órgãos. A ação mobilizou o efetivo policial que realizou uma força tarefa para conseguir cumprir a missão de forma exitosa.
O primeiro pedido de apoio aconteceu no município de São Mamede/PB, região da Borborema, quando equipe da PRF foi acionada pelo próprio hospital através de ligação no início da noite do sábado (01), para dar assistência a um paciente de 53 anos que iria receber um fígado em hospital de João Pessoa, capital paraibana. Pelo lapso temporal curto, deveria deslocar com agilidade para não perder o órgão, uma vez que necessitava estar no local para realizar cirurgia de transplante até às 22h. O pedido foi de pronto atendido e o paciente foi transportado pela equipe da PRF, chegando ao hospital por volta das 21h.
Posteriormente, ainda na mesma noite, por volta das 22h50, no município de Patos/PB, sertão paraibano, a equipe de serviço foi abordada por uma senhora de 50 anos e seu esposo de 51 anos, os quais deslocavam em um carro de transporte de passageiros vindo de Sousa/PB. A mulher informou ser paciente com comprometimento renal, que fazia tratamento de hemodiálise, que estava na fila de espera para receber um transplante há 6 anos e, felizmente, havia recebido uma ligação naquela data de um hospital da capital paraibana informando haver surgido um doador e que precisava estar em João Pessoa/PB urgentemente às 6h para realizar a cirurgia, contudo, a mesma informou que não tinha como se deslocar até o local.
Mais uma vez a equipe PRF se colocou à disposição para realizar o auxílio e, de modo compartilhado entre as Unidades Operacionais da PRF, três equipes, uma de cada parte do Estado, mobilizaram-se para concluir a viagem em apoio à senhora, conduzindo-a do sertão até o hospital para realização do transplante.
Desde fevereiro deste ano, já é a terceira intervenção desse tipo. Importante destacar que, em situações emergenciais, quando há compressão de tempo para chegar até o local, a PRF age como órgão de segurança viária para viabilizar o transcurso do trajeto no menor tempo possível, com o objetivo de preservar vidas.
Mín. 23° Máx. 36°