O escritor e ilustrador Junior Misaki, natural de Patos, Paraíba, participou na noite desta quinta-feira (22) de um encontro virtual com estudantes da Universidade Nacional da Patagônia, na Argentina. A conversa, realizada via plataforma Zoom, teve como objetivo discutir a obra "Clarice e a Andorinha", de Misaki, e os aspectos culturais das festividades juninas do nordeste brasileiro.
A professora Marister Guerrero supervisionou o encontro, que foi uma oportunidade de intercâmbio cultural entre os estudantes. Eles estudaram a obra de Misaki, que conta a história de uma menina e um passarinho e aborda diferentes tipos de família. O livro foi lançado no final de 2020 e rendeu ao autor o Prêmio Maria Pimentel de Literatura Paraibana, pela Lei Aldir Blanc estadual.
Para o escritor, o encontro foi uma troca de conhecimento sobre culturas e costumes. "Embora sejam países diferentes, a mensagem da literatura é universal, eu fico bastante feliz e honrado em saber que em outro local, com um idioma diferente do nosso há pessoas que valorizem o que às vezes passam despercebidos por nós mesmos de nossa região, foi um momento único", destacou.
Segundo Marister Guerrero, as obras de Junior Misaki ajudam na aprendizagem da língua portuguesa para alunos nativos da língua espanhola. "Devido à sua linguagem dinâmica tenho trazido para os nossos alunos aprender o idioma através da sua literatura, que trazem reflexões necessárias para a nossa sociedade e que envolvem o nosso cotidiano", disse a professora argentina.
Esta é a segunda vez que Junior Misaki participa de um encontro com os estudantes da Universidade Nacional da Patagônia. Em agosto, ele lançará sua quinta obra para o público infantojuvenil, "Miguel e o Celular", que abordará a temática do apego das crianças pelas novas tecnologias. O autor vem realizando palestras e sessões de autógrafos em várias cidades do estado da Paraíba e estados vizinhos. Link: https://youtu.be/ote-
Veja vídeo:
Mín. 23° Máx. 36°