O quadrinista e ilustrador Aurélio Filho, natural de Patos, recebeu várias representações da arte e da cultura patoense na noite de sexta-feira, 7 de junho de 2023, na solenidade de lançamento de sua mais nova história em quadrinhos: Derréis e Zabé da Loca. O evento aconteceu no auditório da Fundação Ernani Sátiro (FUNES).
A HQ faz uma saudosa homenagem aos dois artistas da cultura popular paraibana, com destaque maior para o cantor popular Derréis, que se tornou um símbolo de resistência artística no Sertão da Paraíba.
Durante o lançamento, o artista Aurélio Filho entregou comendas de agradecimento pelo apoio dado ao seu trabalho a várias personalidades, incluindo a neta do artista Derréis, a jovem Daniela, o representante da FUNES Deuzymar Dias, os artistas gráficos e ilustradores Júnior Misaki e Alex Souto, o escritor e jornalista Wandecy Medeiros e o vereador Jamerson Ferreira.
O jornalista, cantor e compositor Hélio Barbosa falou sobre a satisfação de prestigiar o lançamento da HQ de Aurélio Filho e fez um relato importante sobre a resistência artística na cidade de Patos, identificando-se com a persistência de muitos artistas patoenses que promovem conhecimento, ampliam ideias e valorizam a cultura popular através da arte.
Antes deste trabalho, Aurélio Filho já havia lançado uma HQ sobre Pinto do Acordeom e Jackson do Pandeiro. Ele também disse que pretende lançar uma próxima com as histórias de Ariano Suassuna e Augusto dos Anjos. Além disso, já produziu e lançou várias edições da HQ Nanquim Arretado, seu primeiro trabalho de história em quadrinhos.
Mín. 23° Máx. 36°