Desde a última quarta-feira (12) que gestores, secretários, professores e estudantes estão debatendo sobre arborização e qualidade de vida durante o II Fórum Paraibano de Arborização. Dezesseis municípios paraibanos estavam sendo representados, somando-se a representação de cinco estados brasileiros o que para o vice-prefeito, Jacob Souto, é sinal que as pessoas estão engajadas em melhorar o meio ambiente e as trocas de experiências durante os três dias de evento serão bem aproveitadas e aplicadas em diversos municípios.
O último dia do evento contou com palestras sobre ‘Árvores como telas nas cidades’, proferida por José Martins; ‘Tecnologias aplicadas para o manejo arbóreo urbano’, por Pedro Maia; ‘Arborização Urbana e pagamentos por serviços ambientais’, por Ana Lícia e para fechar a programação das palestras Jacob Souto apresentou as Ações desenvolvidas pela Semads na melhoria da qualidade ambiental em Patos.
Em sua palestra, Jacob apresentou o trabalho realizado não só na zona urbana como também na zona rural, além de mostrar algumas dificuldades que a gestão enfrenta para proporcionar a melhoria da qualidade ambiental, como a quebra das mudas por populares e a obstrução irregular das calçadas.
Para a secretária da Semads, Manoella Rodrigues, o Fórum conseguiu atingir o seu objetivo, com o auditório lotado os três dias de evento e excelentes palestras, onde foi possível, a partir das experiências de outros estados e cidades, ter a certeza de que Patos está no caminho certo.
Manoella ressaltou que mais de cinco mil espécies nativas já foram plantadas em todo o entorno da cidade e que devido a todo o empenho da gestão que o prefeito Nabor ganhou o certificado de “Disitinção de Destaque” do presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU, Sérgio Chaves.
“O certificado de distinção de destaque é o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nas áreas ambientais dentro do nosso município. A secretaria ela não vai parar, temos muito trabalho a se fazer e é preciso também que a população junto conosco participe. Nós tivemos vários representantes da população, crianças assistindo que saíram daqui com uma visão diferente das questões ambientais e estão dispostas a ajudar a secretaria e com isso ajudar o meio ambiente e a si”, pontuou a secretária.
Ao final das palestras e rodada de conversa, a equipe responsável pelo plantio e poda das árvores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Semads foi homenageada pelo excelente trabalho desenvolvido em Patos. Logo em seguida, houve o anúncio da próxima cidade a sediar o Fórum Paraibano de Arborização em 2024, sendo escolhido o município de Areia, no Brejo paraibano. Após o anúncio foi apresentada a Carta de Patos em que foram elencados os pontos relevantes discutidos durante todo o evento que precisam ser implementados nas cidades para melhorar o meio ambiente e proporcionar melhor qualidade de vida.
No período da tarde houve uma visita técnica ao Viveiro Florestal e Museu de Solos, na Universidade Federal de Campina Grande – Campus Patos e o encerramento oficial com a plantação de duas mudas de Ipês Brancos, na Praça Edvaldo Mota, no centro de Patos.
Coordecom
Mín. 24° Máx. 37°