O setor de Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, (CHRDJC), de Patos, unidade da rede estadual de saúde, esteve bem movimentado no plantão deste final de semana quando foram atendidos 197 pacientes. O bloco cirúrgico também registrou um movimento significativo com a realização de 21 procedimentos, sendo 11 de urgência e dez cirurgias eletivas.
O plantão faz referência aos atendimentos realizados na sexta-feira (11), a partir das 18h, até a meia-noite desse domingo (13). O plantão de maior movimento foi o de domingo (13), quando 95 pessoas foram atendidas. No sábado, outras 81 pessoas deram entrada na unidade. Na sexta-feira à noite, 21 pessoas procuraram o hospital por causas diversas.
Das 32 pessoas atendidas por causa de acidentes de trânsito, a maior parte estava em motocicletas, com 26 ocorrências, outras três em automóvel e mais três foram vítimas de atropelamentos. Das vítimas de acidentes de trânsito, seis precisaram ficar internadas para cuidados posteriores. Além da cidade de Patos, com 15 vítimas de sinistros de trânsito, o hospital atendeu também acidentados das cidades de Água Branca, Cacimbas, Coremas, Emas, Ibiara, Matureia, Olho D´água, Passagem, Piancó, Pombal, São José de Espinharas, São Mamede, Catingueira e Imaculada.
Além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os demais motivos dos atendimentos da unidade neste final de semana foram, por ordem de demanda, de pacientes com queda da própria altura ou de nível (45), dores diversas (44), mordida de animais (11), dispneia (10), infarto agudo do miocárdio (8), torção (8), pancadas (7), acidentes com objetos perfuro cortante (5), entre outros motivos.
Das 21 cirurgias realizadas neste final de semana, a maior parte foi de procedimentos ortopédicos, com sete casos, seguidos de cirurgias vasculares, com cinco casos, quatro de cirurgias oncológicas e outros quatro de cirurgias gerais, além de uma urológica.
Assessoria
Mín. 23° Máx. 37°