A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu durante quatro sábados dos meses de agosto e setembro, uma série de aulões para alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas do município. O objetivo foi de reforçar o aprendizado do alunado que irá se submeter às provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no próximo mês de outubro pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o país.
O resultado da avaliação é um dos indicadores utilizados pelo MEC para definir a nota do munícipio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que mede a qualidade da educação nas cidades brasileiras. A nota de corte de Patos, divulgada no ano passado, foi 5,0 nos Anos Iniciais e 4,5 nos Anos Finais, bem acima da projeção, ante os 3,8 do ano anterior, fazendo com que tivesse um dos melhores desempenhos do Estado da Paraíba.
Sobre os aulões
Na proposta de realização dos aulões, ficou definido que a cidade seria dividida em quatro áreas que englobassem todas as escolas da rede municipal de ensino: áreas São Sebastião, Belo Horizonte, Frei Damião e Jatobá. O primeiro aulão aconteceu no sábado, dia 5 de agosto na EMEF Alírio Meira Wanderley, no Salgadinho, reunindo as escolas dos bairros Salgadinho, Sete Casas e São Sebastião. Já no dia 19 de agosto, foi a vez da EMEF Dionísio da Costa, no bairro Jardim Europa reunir alunos das escolas instaladas nos bairros Jardim Europa, Belo Horizonte, Noé Trajano, Vila Mariana e adjacências. No dia 26, alunos dos bairros Maternidade, Liberdade, Santa Clara, Bivar Olinto e Residencial Itatiunga se concentraram na EMEF Aristides Hamad Timene, na Maternidade.
Márcio Medeiros, gerente pedagógico da Secretaria de Educação enalteceu a realização dos aulões. “Nós temos aqui, alunos e temos professores que já vem da maratona da semana inteira trabalhando, planejando e organizando o material. E, no sábado, a gente vem fazer esse aulão, dá uma bizurada, passar alguns questionamentos sobre a prova”, afirmou.
O último aulão da primeira fase aconteceu neste sábado, 2 de setembro, na EMEF Monsenhor Manuel Vieira, no Monte Castelo, compreendendo todas as escolas municipais da área do Jatobá.
Em cada aulão, os alunos foram divididos em várias turmas dos 5º anos Iniciais e 9º anos Finais com aulas de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas que serão aplicadas na prova do SAEB, em outubro. As aulas começaram às 7h até às 11h, com distribuição de material didático gratuito (caderno, canetas esferográficas, lápis grafite, borracha, marcador de texto e régua), salas climatizadas e lanche diferenciado para estimular o alunado em pleno sábado.
A proposta metodológica das aulas também foi diferente, envolvendo dinâmicas, interação com os alunos através de plaquinhas, danças, música e apresentação de slides em projetores.
A coordenadora do núcleo dos Anos Finais, Maria das Lágrimas Minervino, a Lalá, destacou que o resultado é inerente ao aprendizado adquirido por cada aluno. “O importante para a gente é que a aprendizagem está acontecendo, o fortalecimento da aprendizagem. E é aquilo que eu sempre coloco: quando a aprendizagem acontece, o resultado vem”, pontuou.
Coordecom
Mín. 23° Máx. 36°