Acontece nesta terça (19) e quarta (20) o Seminário Nacional pela Alfabetização, em Brasília-DF, reunindo gestores municipais, secretários de Educação municipais e estaduais, governadores, professores, especialistas e cientistas com o único objetivo de falar sobre a urgência da alfabetização das crianças na idade certa.
O município de Patos está presente no evento através das participações do vice-prefeito Jacob Souto, da secretaria municipal de Educação, Adriana Carneiro e da coordenadora Pedagógica do Programa META Aprender, Jesuita Guedes.
“Estamos, aqui em Brasília, participando desse evento grandioso onde se discute a alfabeto na idade certa. Estamos todos juntos formando uma grande comitiva para refletir a educação e levaremos boas novas para a Educação municipal de Patos”, destacou a secretaria Adriana Carneiro.
Representantes de 16 estados brasileiros estão presentes no Seminário que é considerado um dos maiores do país no segmento. Nele estarão presentes autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios. Com o apoio do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação), da ABC (Associação Bem Comum), do Instituto Natura e da Fundação Lemann, o evento pretende mostrar como as parcerias com estados e municípios produzem resultados eficientes na alfabetização de crianças.
A lista de palestrantes reúne Manuel Palácios, presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira); Chico Soares, professor emérito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e ex-presidente do Inep, e Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano, assim como Bárbara Carine, escritora, professora e sócia-fundadora da primeira escola Afro-brasileira do país; Luciana Alves, pedagoga, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e consultora em Educação para as Relações Étnico-Raciais e, ainda, Hilda Linhares, professora da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e especialista em linguagem e alfabetização do CAED/UFJF.
Coordecom
Mín. 23° Máx. 36°