Finalizando o processo preparatório para as Eleições dos Conselhos Tutelares 2023, representantes do município de Patos que vão atuar como suporte técnico no dia 1º de outubro, receberam nesta manhã (29) no Núcleo de Voto Informatizado – NVI, procedimentos que deverão ser adotados caso haja necessidade de efetuar alguma incidente em urna eletrônica de votação, e a realização dos testes de funcionamento pleno das urnas eletrônicas.
Realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB, com acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, o treinamento foi ministrado pelo Chefe do NVI, Geraldo Paulino, com foco principal na transferência das mídias da urna com falhas para a urna eletrônica de reserva, permitindo o rápido manejo de um possível problema e a continuidade da votação.
Samyr Xavier, presidente do CMDCA, esteve presente no treinamento e testes das urnas, expõe a importância destes momentos preparatórios, que teve início com a capacitação de presidentes e mesários das sessões, para que as eleições possam transcorrer da melhor maneira.
“Esse momento fecha todo um ciclo preparatório para eleitoral, para que dia 1º a gente possa escolher, e dar lisura, através desse tão importante instrumento avançado de escolha de voto, que é a urna eletrônica, e podemos escolher nossos representantes para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes de Patos”, disse.
Além da preparação dos servidores para ajustes nas urnas eletrônicas no dia de votação, também foram realizados testes de teclado, carga, lacre, como forma de garantir a legitimação de todo o processo, que será pela primeira vez, em todo território nacional, através de urnas eletrônicas.
Para esse trabalho de carga, lacre e auditoria das urnas eletrônicas, o TRE-PB utilizou o sistema E-lego – Eleições Comunitárias, desenvolvido por servidoras(es) técnicas(os) da STI do tribunal. O sistema foi alimentado com os dados de candidatas(os), fornecidos de forma online e em rede segura pelos representantes credenciados da Prefeitura Municipal e Conselhos Tutelares para operarem o sistema, e também, com as informações de agregações de seções eleitorais e de eleitoras(es) de Patos.
Coordecom
Mín. 24° Máx. 37°