Dentro das atividades do ‘Setembro Amarelo’, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) promoveu, nesta sexta-feira (29), uma palestra sobre ansiedade, com técnicas de como lidar com este problema. Médicos-veterinários e funcionários da entidade de classe participaram da atividade.
A psicóloga Bruna Galert ministrou a palestra ‘Quando a ansiedade chega, o que fazer?’. Ela falou sobre a ansiedade e ensinou técnicas de como lidar com o problema. Destacou que todo mundo sente ansiedade, mas quando ela “começa a sair do controle” é preciso ligar o sinal de alerta.
A profissional explicou que não é normal apresentar preocupação excessiva e persistente (com vários assuntos ou sem motivo aparente), ter a sensação de “estar no limite” ou de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, fadiga, alterações no sono ou inquietação, dificuldade para se concentrar e irritabilidade e tensão.
Entre as dicas para controlar ansiedade estão: aceitar que está ansioso, entender qual medo está ativando essa ansiedade, melhorar a alimentação, evitar café em excesso, praticar atividade física (pelo menos caminhar por 30 minutos durante três vezes da semana). Ensinou ainda a técnica de respiração diafragmática 5-4-8, que consiste em puxar o ar pelo nariz durante cinco segundos, prender por quatro segundos e soltar contando ate oito.
Bruna Galert contou que já teve crise de pânico e relatou a sua experiência. Afirmou que é preciso procurar ajuda para tratar os sintomas de que a saúde mental não está bem para evitar o agravamento e se chegar a casos mais graves como síndrome do pânico, entre outros problemas.
Múltipla Comunicação
Mín. 23° Máx. 37°