O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, que integra a rede do Governo do Estado, na cidade de Patos, iniciou, nessa segunda-feira (2), a programação do Outubro Rosa. Com temática voltada para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o evento contou com palestras, musicoterapia, dinâmicas com pacientes e uma celebração dos cinco anos de atuação do Hospital do Bem, unidade oncológica que integra o Complexo e reforçou os cuidados com a saúde dos pacientes do interior.
De acordo com o diretor-geral da unidade, Francisco Guedes, durante todo o mês de outubro serão realizadas ações para marcar a participação do hospital nas comemorações do Outubro Rosa. “Incluindo, além das atividades lúdicas, a oferta de mais exames específicos, a exemplo de mamografias, papanicolau, entre outros, reforçando a importância dos cuidados”, destacou.
Durante o lançamento da programação, o médico mastologista do Hospital do Bem, Tiago Pereira, reforçou a importância do autoexame, dos exames de imagem e, sobretudo, da identificação precoce da doença. Ele lembrou que, a partir dos 40 anos, é importante que a mulher faça mamografias, anualmente.
“A identificação precoce do câncer de mama reduz a mortalidade em 40%. Criou-se um mito de que a mamografia provoca câncer quando, na realidade, é o exame que identifica a doença em seu estágio inicial, aumentando assim as chances de cura e diminuindo a intervenção seja ela cirúrgica ou de quimioterapia na terapia das pacientes”, pontuou.
Tiago também indicou a realização do autoexame, a partir dos 20 anos, como uma conduta que a mulher deve adotar para reforçar essa prevenção, lembrando que isso deve ocorrer, preferencialmente, entre o sétimo e o 10º dia após o ciclo menstrual. Achados como feridas, retração de mamilo e secreções anormais, segundo o médico, também devem chamar a atenção das mulheres para procurar orientação médica.
A paciente Maria Verônica Lima, da cidade de Patos, que fez tratamento de um câncer de mama, participou da abertura do Outubro Rosa e destacou a importância da assistência recebida no Hospital do Bem. “Eu sempre fui muito bem acolhida aqui. Fui operada por dr. Tiago, fiz radioterapia e hoje comemoro a minha vitória”, ressaltou.
A paciente Ana Lúcia, da cidade de Patos, fez tratamento de câncer de mama, ficou curada, com remissão total, mas, devido ao histórico familiar teve que fazer mastectomia e histerectomia total. “Eu quero ressaltar a importância do hospital, o acolhimento humanizado que é dado para todos que precisam, além de uma assistência de excelência. Agradeço à toda equipe, aos meus familiares, e quero lembrar que a prevenção é tudo, porque o tratamento não é nada fácil, mas, tendo o apoio do Hospital do Bem fica mais tranquilo”, observou.
A programação do Hospital direcionada aos pacientes segue, nesta terça-feira (3), com a realização de testes de glicemia capilar e testagem sanguínea. À tarde, haverá realização de procedimentos estéticos e revitalização facial.
Na quarta-feira (4), nos turnos da manhã e tarde, a programação inclui momentos de beleza com representantes do curso de estética do colégio Santo Expedito, com ações de corte de cabelo, escova, maquiagem, manicure, SPA dos pés e sobrancelhas. No dia 5, a programação prevê a realização de sessões de musicoterapia em vários horários ao longo do dia. E, no dia 9, haverá coleta de material para o papanicolau.
Assessoria
Mín. 23° Máx. 37°