Nos dias 11 e 12 deste mês de dezembro do ano de 2023, na cidade de Patos-PB, militares do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Estado da Paraíba, participaram de uma instrução ministrada por policiais do ROTAM (Regimento de Operações Táticas com Apoio de Motocicletas). Participaram desse treinamento o efetivo da 4ª e 5ª Companhias de Trânsito, ambas encarregadas pelas ruas e rodovias estaduais do Sertão paraibano, área de responsabilidade do Comando de Policiamento Regional II (CPR II).
O nivelamento, que também foi ministrado nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, contou com instruções sobre o uso de motocicletas no serviço policial militar e visou aprimorar as habilidades técnicas e táticas dos agentes, promovendo maior eficiência e segurança nas operações de patrulhamento empregando motocicletas. A etapa sertaneja da instrução foi conduzida pela equipe do 3º Esquadrão do ROTAM (3º EOTAM), subunidade especializada e dedicada ao motopatrulhamento tático da região. O treinamento, que ocorreu em um ambiente controlado e seguro, teve como objetivo proporcionar aos militares a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades de condução, técnicas de abordagem e manobras específicas. Compuseram a equipe de instrução o 3º Sargento Marcelo e o Cabo Robertano, sob a Coordenação estadual do Tenente Bandeira.
O Comandante do ROTAM, Major Moura, e o Comandante do 3º EOTAM, Cap Gilberto, destacam a importância dessa iniciativa para fortalecer a capacidade operacional da unidade e melhorar a resposta às demandas no policiamento de trânsito. "Nosso objetivo é multiplicar o conhecimento sobre a modalidade do motopatrulhamento e investir na capacitação dos policiais para que possam atuar de forma mais eficiente e segura no ambiente dinâmico do trânsito", declararam os comandantes. Durante a instrução, os militares estão recebendo orientações sobre técnicas de pilotagem, abordagem a veículos e procedimentos em situações de emergência. Além disso, são enfatizadas práticas que visam a redução de riscos durante as atividades diárias de patrulhamento, contribuindo para a segurança tanto dos policiais quanto da comunidade.
A instrução de nivelamento com uso de motocicletas reflete o compromisso das forças de segurança do estado em proporcionar um serviço de qualidade à população, alinhado com os mais elevados padrões de treinamento e capacitação. Com o aprimoramento das habilidades dos motociclistas militares, espera-se um impacto positivo na segurança viária, na resposta eficaz a incidentes no trânsito e ocorrências em geral.
ROTAM – Regimento de Operações Táticas com Apoio de Motocicletas
Mín. 23° Máx. 36°