O plantão do último final de semana (15 a 17) na Emergência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), em Patos, ficou marcado pela realização de 20 cirurgias de urgência e um procedimento eletivo. O plantão registrou ainda o atendimento a 184 pessoas, sendo 22 delas na sexta-feira (15), outras 84 no sábado (16) e mais 78 pacientes no domingo (17).
Foram realizadas 12 cirurgias gerais, outras cinco ortopédicas, três vasculares e uma bucomaxilo. Das 184 pessoas atendidas na urgência, 28 delas foram pacientes vítimas de sinistros de trânsito, sendo 26 com acidentes envolvendo motocicletas e duas com sinistros de automóvel.
Dos acidentados, 16 pessoas eram de Patos. Mas o hospital atendeu feridos de sinistros de trânsito das cidades de Cacimba de Areia, Catingueira, Juru, Manaíra, Olho D’água, Passagem, Santa Teresinha, São José do Bonfim e Teixeira.
O diretor-geral do hospital, Francisco Guedes, reitera a capacidade de resolutividade do serviço da unidade. “A realização com êxito de tantos procedimentos cirúrgicos de urgência mostra o quanto a nossa unidade está preparada para o inusitado e isso é resultado de um esforço conjunto que envolve uma equipe preparada, competente e responsável, um hospital bem abastecido, uma gestão eficiente e uma política de fortalecimento e apoio da Secretaria Estadual de Saúde com todos os hospitais da rede”, destacou ele.
Na urgência, os casos de pessoas se queixando de dores foram os mais frequentes no plantão, com 60 atendimentos por esse motivo, seguidos de casos de quedas, com 26 pessoas atendidas. Pancadas, hemorragia, torção, inflamação, suspeita de dengue e mal-estar foram alguns dos outros sintomas que levaram as pessoas a procurarem o serviço do hospital durante o plantão do final de semana.
Assessoria
Mín. 23° Máx. 37°