Desde a última terça-feira (9) foi iniciado o período de matrículas destinadas a novos alunos na rede municipal de educação de Patos. A alta procura fez com que as escolas municipais montassem um grande esquema de organização para atender a demanda de pais procurando pelas vagas.
A dona de casa Andrea Ferreira de Oliveira procurou o CIEP III Firmino Ayres/Otto Quinho, no Jatobá, já no primeiro dia de matrículas para garantir a vaga da sua filha. Segundo ela, o processo foi prático e organizado. “Eu tive referencias de que a escola é boa e tem um cuidado muito especial com os alunos. Aqui, a matrícula deu tudo certo e fui muito bem atendida pela diretora e a sua equipe”, afirmou.
Para a diretora Gerlânia Carneiro de Oliveira, da EMEF Pastor Frank Dyer, na zona sul de Patos, a grande procura por vagas na rede de escolas do município reflete a qualidade do ensino oferecido aos alunos, além da estrutura que constantemente vem sendo ampliada e modernizada. A EMEF Pastor Frank Dyer é um dos exemplos de qualidade do ensino básico de Patos. A unidade atingiu a média 7.1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no Ensino Fundamental I, das séries iniciais entre 1° e 5° ano escolar.
Nos últimos três anos, mesmo após o período pandêmico, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação vem ampliando, modernizando e investindo em vários setores da educação. Já são mais de 30 escolas reformadas e/ou ampliadas, além disso, mais de 30 unidades receberam cobertas de pátios e refeitórios beneficiando mais de sete mil alunos. Patos também é referência em alimentação escolar. Em 2023, foram cerca de 320 mil refeições/merendas servidas mensalmente aos alunos.
Recentemente, a Associação Bem Comum (ABC) divulgou que Patos foi destaque nacional ao saltar da marca de 39% de alunos leitores de textos em 2022, para 57% em 2023 em níveis desejados para o segundo ano fundamental. E para 2024, a previsão é de entrega de mais sete escolas reformadas e/ou ampliadas já no início do ano letivo, bem como a inauguração de duas novas creches ao longo do ano. Também, em breve, será iniciada a construção do Centro de Formação de Professores, um investimento de R$ 4,5 milhões.
Coordecom
Mín. 23° Máx. 36°