O município de Patos, por meio do Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI), está dedicado ao desenvolvimento de ações voltadas para a proteção e atendimento de qualidade durante os primeiros anos de vida. Este programa, de caráter intersetorial, é estruturado pela integração de políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social, considerando os aspectos físicos, cognitivos e psicossociais, além do contexto familiar.
O PAI PREVINE surge como um desdobramento direto das metas do PAI, focalizando na prevenção e proteção dos direitos das crianças na primeira infância. Este projeto tem como objetivo primordial contribuir para a redução das situações de violência nessa faixa etária.
O monitoramento sistemático da prevenção à violência na Primeira Infância é realizado pelo PAI PREVINE por meio de estudos de caso. Essa metodologia ativa de aprendizagem envolve os serviços em debates de casos, nos quais são elencadas estratégias palpáveis e atingíveis, visando o bem-estar da criança.
Nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro, representantes de diversos setores, incluindo Observatório de Violências, Vigilância Socioassistencial, Coordenação da Saúde da Mulher, CRAS, CREAS, CAPS Adulto e Infantil, CER e representantes da educação municipal, estiveram na sede do CREAS "Chico Bocão", no bairro São Sebastião.
Nessa reunião, propuseram atividades compartilhadas com o objetivo de assegurar a proteção integral da primeira infância, além de identificar as potencialidades e fragilidades da família em questão, indicando metas para a melhoria das condições de vida das crianças.
Secom – Prefeitura de Patos
Mín. 24° Máx. 37°