Criminosos têm se aproveitado da tecnologia Near Field Communication (NFC), que possibilita o pagamento com a aproximação do cartão na máquina, para aplicar golpes. A Polícia Civil do estado da Paraíba alerta que esse tipo de crime está sendo muito comum nos dias atuais.
O delegado Elcenho Leite, titular do Núcleo de Roubos e Furtos de Patos/PB, explicou que os golpistas se movimentam entre as vítimas, carregando máquinas de cartão com o objetivo de se aproximar de bolsas e carteiras. A tecnologia por aproximação permite que os pagamentos sejam feitos a uma distância de menos de 10 centímetros.
“Sabemos que a facilidade do uso desta tecnologia é totalmente prática nessa era digital, bem como no cotidiano das pessoas, porém, isso pode ser opcional e o usuário pode desativar a função diretamente no aplicativo, caso não sinta segurança”, esclarece.
Orientações
O delegado orientou que as pessoas usem os cartões dentro de bolsas ou optem por usar outros cartões que não possuem a tecnologia NFC à frente. Esses cuidados ajudam a evitar a prática criminosa. “É importante destacar que uma das vantagens de possuir um cartão que efetue pagamento por aproximação, é que é possível estipular um limite para valores que serão debitados”, informou o titular da NRF. A orientação é que as pessoas que estão frequentando os festejos juninos na cidade de Patos/PB, desabilitem a função de “aproximação” do cartão de crédito.
De acordo com Elcenho Leite, elementos que fazem parte que quadrilhas criminosas que estão praticando furtos de celulares, estão de posse de “maquinetas” e fazendo uso para aplicar golpes. Alerta o delegado que hoje (22/06/2022), por volta das 02:00 hs (madrugada) foram presas três pessoas do estado do Rio Grande do Norte acusadas de praticaram furtos de celulares no terreiro do forró, e com os mesmos foi apreendido uma “maquineta” de cartão de banco. “Tudo leva a crer que esses elementos estavam usando a referida maquineta para aplicar golpes. Para isso, eles chegam perto das pessoas com maquininhas de aproximação para tentar fazer operações em cartões desprotegidos. Isso é possível porque, como não há necessidade de digitar a senha, muitas vezes o consumidor só percebe que foi vítima de roubo horas depois.
Como registrar o BO
Quem foi vítima do golpe deve procurar a 15ª Delegacia Seccional de Policia Civil de Patos/PB, para registrar um Boletim de Ocorrência (BO). O registro também pode ser formalizado pelo site da Delegacia On Line, pelo endereço eletrônico:
https://www.delegaciaonline.pb.gov.br
Mín. 24° Máx. 37°