O serviço de Emergência e Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba, em Patos, atendeu, entre as 18h da última sexta-feira (2) e a meia-noite do domingo (4), 227 pessoas e realizou 28 cirurgias, sendo 13 procedimentos de urgência e 15 eletivos. Foram 15 cirurgias oncológicas, cinco ortopédicas, quatro gerais, duas vasculares, uma urológica e outra nefrológica.
O plantão com maior número de atendimentos foi o de sábado (3), quando 98 pessoas foram atendidas. O segundo dia de maior procura pelo serviço foi o domingo (4) quando mais 93 pacientes foram atendidos. Na sexta-fera à noite, outras 36 pessoas foram atendidas.
Neste período, 32 pessoas deram entrada na unidade por causa de sinistros de trânsito, 29 delas por envolvimento em acidentes com motos, duas com automóvel e uma por atropelamento. Boa parte dos acidentados era da cidade de Patos, com 25 ocorrências, mas a unidade atendeu ainda acidentados vindos das cidades de Aguiar, Junco do Seridó, Juru, Matureia, Santana dos Garrotes e São José de Espinharas. Seis acidentados precisaram permanecer internados para cuidados posteriores.
Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados, os demais principais motivos dos atendimentos neste plantão do final de semana foram de pacientes com dores diversas, com 72 casos, complicações decorrentes de queda de nível ou da própria altura, com 29 ocorrências, e por complicações com pancadas, com 10 casos. Mas, houve casos ainda de diarreia (9), traumas (6), troca de sonda nasoenteral (SNE – para pessoas que não podem se alimentar normalmente) (5), mal-estar (5), desmaio (4), entre outras ocorrências. Houve ainda o registro de uma tentativa de suicídio.
SECOM-PB
Mín. 23° Máx. 37°