Com a proposta de fortalecer a atividade turística com foco na valorização da cultura junina, o Sebrae/PB, a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE-PB) e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) e demais parceiros, lançaram, nesta quinta-feira (15), a Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões. O evento, que aconteceu na cidade de Patos, no sertão do estado, teve destaque para apresentação dos atrativos e potencialidades da região.
O superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, participou do lançamento e enfatizou a necessidade da união de forças envolvendo atores culturais, lideranças e representantes do setor público e do setor privado para impulsionar o desenvolvimento do turismo.
“O intuito é fazer com que o turista conheça todos os atributos que esse território possui e tornar ainda mais visível as potencialidades, que vão desde o relevo natural ao acesso à cultura da região. Isso gera oportunidades e fortalece a atividade do turismo, que é considerada também essencial para o desenvolvimento econômico. O Sebrae está aqui para mostrar que isso é viável e que nós precisamos trabalhar juntos”, disse.
Para o presidente da PBTUR, Ferdinando Lucena, o lançamento da rota representa um passo importante envolvendo os atores da região para o fortalecimento do turismo no interior do estado. “O lançamento dessa rota vem agregar cultura, gastronomia e governança, que é também um elemento importante nesse processo. São três municípios envolvidos: São Mamede, Santa Luzia e Patos e a PBTUR participa como parceira junto com o Sebrae, que vem desenvolvendo um trabalho por todo o estado neste setor, para fortalecer ainda mais o desenvolvimento do turismo”, comentou.
A gestora de turismo e economia criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, enalteceu a cultura dos festejos juninos e destacou a necessidade de fortalecer as atividades turísticas na região. “O objetivo deste produto turístico é valorizar o protagonismo das pessoas que estão na comunidade e vivem todos os dias todas essas experiências culturais. Não é somente realizar o festejo junino em um período, mas possibilitar que o turista conheça ao longo do ano todas as potencialidades que a região conta e oferece como diferencial”, enfatizou.
De acordo com o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, a iniciativa além de contribuir para o progresso da economia, gera também a integração entre os municípios da região visando a geração de emprego e renda. “É um projeto importante para a geração de emprego e que envolve a integração da nossa região valorizando o que existe de melhor na cultura. Isso possibilita um melhor planejamento na atividade do turismo e que vai impulsionar ainda mais os festejos juninos, a exploração do cicloturismo, enfim. É trabalhar para que ao longo do ano vários eventos sejam realizados na região para atrair turistas, novos investimentos e aquecer nossa economia”, comentou.
Durante o momento de lançamento, o público teve a oportunidade de conhecer o estudo desenvolvido para criação da Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões. Os dados foram apresentados pela consultora, Anya Ribeiro, que detalhou as estratégias e os modelos de negócios que estão inclusos no projeto. Em seguida, o agente de roteiros turísticos, Thiago Rodrigues, fez uma apresentação dos destaques da Rota.
Também estiveram presentes o secretário executivo da SETDE-PB, Delano Tavares, o interlocutor da Regionalização do Turismo na Paraíba, Miguel Ângelo, o secretário executivo de Estado da Cultura, Cicinho Lima, além de prefeitos, atores culturais e secretários das cidades de Brejo do Cruz, Junco do Seridó, Patos, Quixaba, São Mamede, Santa Luzia, São José da Lagoa Tapada, Salgadinho, Teixeira e Várzea.
Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões – Formada inicialmente pela inclusão dos municípios de São Mamede, Santa Luzia e Patos, todos localizados no sertão, a iniciativa busca enaltecer os atrativos turísticos de cada localidade, considerando a valorização de pontos históricos e a cultura junina.
O roteiro envolve experiências com foco na cultura de cada município, que vão desde a valorização do patrimônio histórico e arquitetônico, incluindo festas populares e religiosas, divulgação do artesanato e experiências de contato com a música e literatura. Outro atrativo se concentra na oportunidade de conhecer a culinária e as paisagens da região sertaneja.
Divulgação – Entre os dias 8 e 10 de março, o Sebrae/PB e parceiros irão promover uma fampress para agentes de turismo e jornalistas do setor conheceram os principais atrativos da Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões. Neste período, o público vai conhecer os principais ambientes turísticos e locais históricos das cidades de São Mamede, Santa Luzia e Patos. Vivenciar experiências no setor da gastronomia, conhecer como acontece a produção do artesanato e louças e participar de momentos com apresentações musicais e de literatura.
Assessoria Sebrae
Mín. 24° Máx. 37°