Por unanimidade, a Câmara Municipal de Patos-PB aprovou o Projeto de Lei Nº 001/2024, de autoria do Executivo, que denomina uma Escola Pública Municipal localizada no Loteamento Tambiá, de Pastor José Bonifácio de Sousa. A matéria foi aprova em 2ª e última votação nessa terça-feira, dia 27 de fevereiro.
Votação
Durante as discussões que antecederam as votações das matérias da pauta do dia, a vereadora Fátima Bocão (Republicanos) destacou o PL do Executivo, parabenizando-o pela iniciativa. “Uma homenagem grandiosa e justa feita ao pastor e professor Bonifácio, que tanto fez pela educação de nossa cidade. Como empreendedor construiu uma história de muito sucesso e deixa um legado valioso pra família e pra toda sociedade. ”, destacou a parlamentar.
O vereador Ítalo Gomes (Republicanos) também destacou a importância da matéria, acrescentado que o PL “é de um valor incalculável as ações desse grande benfeitor patoense, que por muitos anos dirigiu as escolas Evolução e Gente Inocente, e foi destaque pelo extraordinário trabalho que realizou. Ele faz muita falta, mas as sementes por ele plantadas, cresceram, floresceram e hoje dão frutos maravilhosos.”, lembrou o edil.
Pastor Bonifácio
José Bonifácio de Sousa é natural da Bahia e veio morar em Patos no final da década de 70. Pedagogo e pastor evangélico da 3ª Igreja Batista de Patos, era casado com Dona Franciente Vieira de Sousa com quem teve três filhos: Sthashy, Sheshy e Spheshy. Na década de 80 ele começou a ministrar aulas particulares de reforço e anos depois fundou o Colégio Gente Inocente, uma das escolas mais conhecidas da cidade. Na década de 90 criou o Colégio e Curso Evolução.
Honraria
Nascido na cidade de Rio de Contas-BA, o Pastor Bonifácio foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Patoense durante a legislatura 1997-2000, concedido pela Câmara Municipal de Patos.
Morte
Ele faleceu na madrugada de quinta-feira, dia 13 de setembro de 2018 no Hospital de Trauma em João Pessoa-PB, onde estava internado, após sofrer complicações em seu estado de saúde. Ele foi sepultado no cemitério Memorial Jardim da Paz, na Vila Mariana, em Patos.
Fotos: Facebook
CM
Mín. 23° Máx. 36°