Atividades voltadas ao autocuidado, à cultura e ao empoderamento estão sendo ofertadas às mulheres privadas de liberdade que cumprem pena no Presídio Feminino de Patos, no Sertão da Paraíba.
De acordo com a diretora da unidade prisional, Alessandra Malaquias, o intuito é incluir as 47 reeducandas nas comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Alessandra informou ainda que a iniciativa conta o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária, Prefeitura Municipal de Patos, Sebrae e vários parceiros da iniciativa privada.
“Nessa semana as atividades foram voltadas mais para a beleza feminina, tanto a beleza interior quanto a beleza exterior, e para a importância do autocuidado, de tirar um tempo para si, de procurar suprir tanto as necessidades do corpo quanto também as necessidades da mente”, disse Alessandra.
Foram realizadas atividades como roda de conversa, dinâmicas, oficinas de artesanato, corte de cabelo, manicure, tranças de cabelo (pela trancista Danny), não só para as reeducandas como para as policiais penais.
“No momento também foram entregues alguns certificados as reeducandas que participaram de um curso de tranças, com a própria Danny”, enfatiza a diretora do Presídio Feminino.
Nesta quarta-feira (13) as reeducandas e as policiais penais participaram de um curso de automaquiagem, com a maquiadora Cláudia Tamirez.
Na próxima semana, de 18 a 22, estão programadas ações voltadas para a saúde, tais como coleta de citológico, palestras, testes rápidos, vacinas, atendimento médico e psicológico; além de outras atividades.
A programação será finalizada na última semana de março, que será a Páscoa, com uma oficina de ovos de páscoa ministrada por um confeiteiro de Patos, com o apoio do Sebrae.
“As reeducandas, elas vão poder apreender a produzir os ovos de páscoa, e o intuito é que, se elas desejarem possam na visita do dia trinta e um, que é o Domingo de Páscoa, presentear os seus filhos, mães e irmãos”, destacou Alessandra.
Patosverdade
Mín. 24° Máx. 37°