Reativar as frentes de atuação: institucional, dos movimentos sociais, sindical, da juventude, das mulheres, da formação política, do movimento LGBTQI+ e da questão do negro. Esses foram os principais pontos da Plenária Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizada na tarde desse sábado (4), em Patos, município localizado no Sertão paraibano, distante a 306 quilômetros da capital, João Pessoa, com cerca de 110 mil habitantes (a quarta maior população do estado).
Com a presença marcante de lideranças estudantis e de movimentos sociais e sindicais, além da participação de dirigentes e militantes do partido de todo o estado, a Plenária Municipal sertaneja foi realizada nas dependências da Associação Comercial de Patos. “Só temos a agradecer a presença de todos, principalmente da participação marcante da direção estadual do partido”, enaltece Zé Gonçalves, vereador da Câmara Municipal de Patos (CMP) e presidente municipal do PCdoB.
“A Plenária Municipal do PCdoB foi no sentido de retomar o trabalho do partido no município que, nesses últimos três anos, estava sem atividade. No meu retorno para o partido, a gente decidiu fazer esse encontro com esse objetivo, reativar as frentes de atuação, a frente institucional, a frente dos movimentos sociais, a frente sindical, da juventude, das mulheres”, justifica Zé Gonçalves.
O vereador ainda acrescenta: “Nós também discutimos nessa Plenária a questão da formação política. É o objetivo nosso realizar o curso de formação política do PCdoB, nível um, aqui em Patos. E também ver essa parte da organização do movimento LGBTQI+, a reorganização também da União da Juventude Socialista (UJS), que está desativada. E uma outra frente é a questão do negro, que a gente quer estruturar também no município”.
Em relação às eleições municipais de outubro deste ano, Zé Gonçalves ressalta que a Plenária Municipal em Patos visou o pleito de 2024. “Nós vamos para a reeleição e o PCdoB deverá apresentar na Federação Brasil da Esperança (FeBrasil) – que integra PCdoB, Partido Verde (PV) e Partido dos Trabalhadores (PT) – uma chapa, além de diversos nomes para vereadores e vereadoras aqui no município”.
O êxito do evento realizado em Patos está sendo enaltecido pelos militantes da legenda nas redes sociais, a exemplo do que pontua Marcos da Paz: “Zé Gonçalves conseguiu unir o partido, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e o Sindicato dos Servidores”. Já Ednaldo Fontes destaca: “Que Patos sirva de exemplo pra Grande João Pessoa. Parabéns pro povo sertanejo, que não foge à luta”.
“Patos desaguando a força comunista que vem lá do Sertão. Muitas palmas, meus e minhas camaradas! Vamos reeleger o combativo Zé Gonçalves, essa é a principal tarefa dos comunistas de Patos”, comenta Frances Zenaide. E Lorena analisa: “Muito importante, camarada, o Sertão ser tão comunista! A Plenária de Patos dando exemplo”.
Assessoria
Mín. 23° Máx. 36°