Teve início nesta terça-feira o I Congresso de Saúde Mental do Sertão Paraibano, firmando um marco significativo na promoção do cuidado e inclusão na saúde mental da região. Organizado pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde e Gerência de Planejamento, em colaboração com o IFPB, o evento pioneiro visa destacar boas práticas e experiências bem-sucedidas no campo da saúde mental.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Renata Rayanne, assistente social e apoio técnico da gerência operacional de atenção psicossocial do estado da Paraíba, Jéssica Alexandre, secretária executiva de Políticas Públicas para a Mulher e Diversidade Humana, Leônidas Medeiros, secretário de Saúde, Zeca, gerente da 6ª Regional de Saúde, prefeito Nabor Wanderley, Claudemir Bento, presidente do Conselho Municipal de Saúde, e vice-prefeito Jacob Souto.
A equipe do Caps 2, juntamente com seus usuários, inaugurou o evento com uma vibrante apresentação artística e musical, demonstrando os valores de cuidado e inclusão que permeiam a saúde mental.
A palestra magna, intitulada "Cuidado sob o Prisma da Clínica Ampliada: Interface entre Atenção Primária e Atenção Psicossocial", foi proferida por Alynne Mendonça Saraiva, destacando a importância da integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde mental.
Durante a tarde, três palestras abordaram temas cruciais, como "Saúde Mental das Mulheres: Entre o Cuidado e a Sobrecarga" e "O Paradigma Psicossocial e a RAPS na Paraíba: Avanços e Desafios", ministradas por Alynne Mendonça Saraiva e Renata Rayanne, respectivamente. A última palestra do dia, "Política sobre Drogas e Redução de Danos como Ferramenta Promotora de Cuidado e Cidadania", foi conduzida por Aline Pacheco.
Yanna Gomes, enfermeira da Gerência de Planejamento da Saúde Municipal de Patos, destacou a importância de fortalecer as ações da rede de atenção especializada e primária em saúde mental, enfatizando o compromisso com a educação permanente dos profissionais e a qualidade da assistência.
Representantes de diversas instituições, incluindo CAPS AD, CAPS 2, CAPS infanto-juvenil, e profissionais de saúde e educação, participaram ativamente do evento, enriquecendo as discussões e contribuindo para a troca de experiências.
O secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros, o gerente da 6ª Regional de Saúde, Zeca, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Claudemir Bento, enfatizaram a importância deste congresso pioneiro, especialmente em um momento em que a atenção à saúde mental se mostra essencial.
O I Congresso de Saúde Mental do Sertão Paraibano continua nos dias 22 e 23 de maio, prometendo mais discussões e reflexões sobre o tema essencial da saúde mental na região.
Secom – Prefeitura de Patos
Mín. 23° Máx. 37°