O Núcleo de Estudos dos Sinistros de Trânsito (NEST) de Patos esteve reunido nesta quarta-feira, 12 de junho, com representantes da Superintendência de Trânsito e Transportes, da Polícia Rodoviária Federal, da 4ª CPTran, Samu e do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos com a finalidade de apresentar o programa e definir as competências de cada instituição, que terão suas ações integradas.
De acordo com o superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, essa foi a primeira reunião de alinhamento com os órgãos que farão parte do NEST para dar início às ações operacionais que serão feitas de forma integral.
“A partir dessa reunião vamos iniciar a coleta de dados nesse período junino para que a STTRANS e os demais órgãos possam agir e diminuir o número de sinistro e, consequentemente, salvar vidas”, comentou.
O diretor clínico do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, Pedro Augusto, destacou a criação do NEST que terá a parceria entre os órgãos de saúde e de trânsito para a identificação das vítimas de sinistros de trânsito e quais os pontos mais críticos da cidade.
A ideia agora é que os entes unam forças, por meio de operações conjuntas e integração de dados e procedimentos, para diminuir ao mínimo o número de sinistros e mortes no trânsito em Patos.
O Inspetor Cristiano Hiroi, chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Patos, participou da reunião e enfatizou “os relatórios produzidos serão como uma radiografia da saúde do trânsito. É com base nessas informações que as fiscalizações serão direcionadas e de preferência de forma integrada entre a STTRANS, a PRF, e a Companhia de Trânsito da Polícia Militar”.
O diretor do SAMU, João Albuquerque, ratificou a importância da criação do NEST onde os órgãos de trânsito e de saúde trabalharão com estratégia e de forma integral para que as vítimas de sinistros de trânsito tenham um melhor atendimento.
Já o capitão Ozivan, da 4ª CPTran, falou que o Núcleo de Estudos de Sinistros de Trânsito será mais um mecanismo que auxiliará nas ações de trânsito do município.
Secom - Prefeitura Patos
Mín. 23° Máx. 36°