A Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) esteve essa semana em Brasília. Na oportunidade, a diretoria, representada pela presidenta Ilda Angélica e seu 1° vice-presidente e presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Patos (SINDACSE), Bosco Valadares, acompanhados pelas diretoras Dirce e Marinalva, realizaram um importante trabalho de articulação referente às pautas das duas categorias, ACSs e ACEs, de todo o Brasil.
Na Câmara Federal, conseguiram, junto com a ação parlamentar do deputado Ildo Rocha (PMDB-MA), fazer o pedido de desapensamento do PL da aposentadoria especial dos ACSs e ACEs.
Além disso, fizeram a articulação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal para pautar a PEC 18, que trata da elevação do piso salarial das duas categorias para três salários mínimos para aqueles profissionais que concluíram a formação técnica.
À tarde, a convite da ministra Nísia Trindade, participaram da coletiva de imprensa para o lançamento do programa “Mais Especialidades” do Ministério da Saúde. “A CONACS e o SINDACSE estão trabalhando o tempo todo para avançar nos direitos dos ACSs e ACEs de todo o Brasil! A luta continua!”, disse Bosco Valadares.
Assessoria
Mín. 23° Máx. 36°