No dia 9 de julho, o Brasil foi celebrado o Dia do Oncologista, homenageando os médicos especializados no diagnóstico e tratamento do câncer. Esses profissionais enfrentam diariamente os desafios da doença, oferecendo não só tratamentos eficazes, mas também suporte humano e emocional aos pacientes e suas famílias.
Conforme destaca Fernando Régis, gerente operacional da Rede Onco Oncoradium (empresa que administra o Hospital do Bem), a oncologia no Brasil é marcada pela adaptação e inovação. Ele ainda lembra que os oncologistas trabalham em diversos cenários, da saúde pública à privada, e apesar das desigualdades sociais e econômicas, demonstram inventividade e positividade. “Com pelo menos 11 anos de formação, esses médicos combinam conhecimento técnico com empatia, refletindo o espírito resiliente do povo brasileiro”, disse Régis.
O médico oncologista clínico, Silas Negrão, que atua no Hospital do Bem em Patos, Paraíba, destaca a relação especial entre oncologistas e pacientes. "Ficamos muito gratos com o carinho que os pacientes nos têm deixado. O tratamento oncológico é muito difícil, e admiramos muito esses guerreiros e guerreiras que lutam pela saúde e pela vida."
Ele enfatiza a força e determinação dos pacientes, que muitas vezes percorrem longas distâncias para receber tratamento. Régis também ressalta que as lições diárias aprendidas com os pacientes são inestimáveis. "Nós oncologistas somos banhados de muitas lições diárias, que são lições de disciplina, de força de vontade, de amor da família, de fé em Deus, claro que respeitando cada um a sua religiosidade."
A gratidão é um sentimento mútuo entre pacientes e oncologistas, pontua. "Nós estamos aqui como médicos amparadores da dor, do sofrimento, usando a ciência e o dom que Deus nos deu para acalentar as dores que vêm do corpo, dos sentimentos, da alma. Isso nos fortalece."
Neste Dia do Oncologista, parabenizamos todos os profissionais dedicados a cuidar da saúde dos brasileiros. Seu trabalho vai além da ciência; é uma verdadeira missão de vida, impulsionada pelo amor e gratidão dos pacientes.
Mín. 23° Máx. 36°