Na tribuna da Assembleia, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) reconheceu e repercutiu os resultados satisfatórios do IDEB de Patos, divulgados pelo Ministério da Educação e pelo INEP, na última semana.
Nos anos iniciais, entre o 1º e 5ª ano, Patos obteve o melhor resultado entre as cidades com mais de cem mil habitantes na Paraíba, superando João Pessoa, Campina Grande e Santa Rita. O mesmo resultado foi obtido com a divulgação dos números referentes aos anos finais do Ensino Fundamental, entre o 6º ao 9ª ano.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador que combina as taxas de aprovação dos estudantes com as médias de desempenho nas avaliações. O cálculo é feito a partir de informações coletadas pelo Censo Escolar e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“Para obter este resultado em 2023, o prefeito Nabor Wanderley e a secretária de Educação, Adriana Carneiro, tiveram que tomar decisões assertivas, há três anos. É um resultado que exige decisão de gestão, priorização de investimentos e avaliação periódica. As crianças e as famílias patoenses merecem uma das melhores educações do Brasil”, celebrou Francisca Motta.
Veja os números:
Anos Iniciais - 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Patos – 6,0
Campina Grande – 5,4
João Pessoa – 5,2
Santa Rita – 4,1
Anos Finais - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Patos – 4,5
Campina Grande – 4,2
João Pessoa – 4,1
Santa Rita – 3,8
Mín. 23° Máx. 36°