No debate da Rádio Espinharas de Patos, neste sábado, 28, a candidata a prefeita de Patos do partido UP, Aline Leite, sentiu-se ofendida com a maneira com a qual o também candidato a prefeito, Ramonilson Alves, respondeu a uma das perguntas, insinuando que ela fosse “um animal infectado”. As palavras de Ramonilson foram de imediato interpretadas como violência política de gênero.
Veja:
O ato do candidato gerou revolta entre aquelas mulheres que assistiam ao debate, assim como a própria candidata Aline.
O candidato a reeleição a prefeito de Patos, Nabor Wanderley, se solidarizou com a candidata da UP, Aline, durante o debate realizou pela Rádio Espinharas, neste sábado, dia 28.
“Eu quero aqui me solidarizar com a candidata Aline, única candidata mulher. O que o senhor disse aqui com ela foi desrespeitoso, nenhuma mulher merece ser tratada dessa forma. Minha solidariedade, Aline “, manifestou Nabor.
Aline, por sua vez, agradeceu ao candidato Nabor pelo ato solidário e se manifestou indignada, uma vez que ela disse que lamentou a postura de Ramonilson que, na primeira oportunidade ofendeu a mulher e, por tabela, outras.
A reação foi imediata também de movimentos ligados às mulheres a exemplo de entidades como Conselho dos Diretos da Mulher e Movimento de Mulheres Olga Benário que repudiaram veementemente o modo de tratamento dispensado pelo ex-juiz Ramonilson Aves, assim como órgãos representativos como a Secretaria Executiva Municipal de Políticas da Mulher.
Os órgãos trataram a fala como ofensa numa clara e inequívoca demonstração de violência política de gênero, quando o candidato a comparou com animal infectado.
O Movimento de Mulheres Olga Benário repudiou a forma desrespeitosa com que o candidato tratou a candidata Aline.
Mín. 23° Máx. 36°