A União Municipal das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos (UMAC) realizou no último sábado, dia 9, o seu 2° Congresso no auditório da Associação Comercial, onde foi aprovado um plano de lutas e eleita a nova diretoria e Conselho Fiscal para um mandato de 4 anos.
O líder comunitário José Roberto de Lima, que também é presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Assentamento Patativa do Assaré, foi reconduzido ao cargo. Ouça:
Jeany Venâncio, presidente da Associação Comunitária Rural do Sítio Trincheiras e primeira secretária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Patos, foi eleita vice-presidente da UMAC. Ouça:
O congresso contou com a presença do representante nacional da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Fernando Jordão; do presidente da Federação Paraíba do Movimento Comunitário (FEPAMOC), João Batista; Socorro Nascimento, presidente da União Campinense de Equipes Sociais (UCES); e José Ilton, presidente da União das Associações Comunitárias de Patos e Região (UAC); além de várias lideranças de associações e dos sem teto dos acampamentos dos Sapateiros e do Serrote Liso.
O evento teve como tema: “Na luta por Moradia e Contra a Carestia”, onde foram feitas duas palestras, sendo a primeira sobre a situação do movimento comunitário e os desafios, ficando na responsabilidade de Fernando Jordão da CONAM. Em seguida, a segunda palestra sobre a “Carestia e a luta por moradia em Patos”, onde o vereador Zé Gonçalves fez a explanação.
Mín. 22° Máx. 37°