Candidato à Presidência da Câmara dos Deputados, o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), já tem o apoio de 15 dos 20 partidos presentes na Casa. O PRD, a Rede e o Solidariedade aderiram à chapa do parlamentar nesta quarta-feira (6). Somando as bancadas das legendas, ele já possui 384 votos. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.
Além das três legendas, eis os partidos que apoiam Motta na disputa: PT, PV, PCdoB, PL, PP, MDB, Podemos, Republicanos, PSDB, Cidadania, PSB e PDT. Ainda não declararam apoio a ele, porém, o União Brasil, o PSD, o Avante, o Novo e o PSOL.
As sucessivas declarações de apoio a Motta têm pavimentado o caminho para uma possível candidatura única à presidência da Câmara, com o deputado próximo de uma unanimidade entre os partidos.
Oficialmente, Motta ainda disputa o cargo com Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, e Antonio Brito (BA), líder do PSD, ambos representantes de bancadas expressivas que seguem em negociação para abrir mão de suas candidaturas.
O R7 apurou que as negociações com o União Brasil estão em estágio avançado, e a desistência de Nascimento seria apenas uma questão de tempo. Em troca, o deputado busca garantir a relatoria do Orçamento 2026. Já o PSD deseja a presidência da CMO (Comissão Mista de Orçamento) de 2026. O União tem 59 deputados e o PSD tem 44.
Mín. 23° Máx. 36°