A exposição "Os Sertões que nos Atravessam" que será lançada nesta segunda, dia 18, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho em Patos, convida o público a uma imersão nas profundezas do sertão paraibano, explorando suas paisagens, histórias e a essência de seu povo por meio de 22 obras que unem as técnicas de bordado e fotografia.
Combinando as duas vertentes artísticas – a fotografia e o bordado – as obras capturam a dramaticidade e a poética dos sertões, trazendo ao público uma reflexão essencial sobre esse território muitas vezes subestimado, convidando os visitantes a despertar um olhar que percorra além das imagens desgastadas de seca e adversidades, revelando um espaço onde a resiliência e a beleza coexistem.
Através dessa exposição, as artistas buscam gerar um diálogo sobre a rica pluralidade cultural e histórica dos sertões, abordando, de forma sensível e poética, os desafios que essa região enfrenta, tanto em termos de valorização cultural quanto de preservação ambiental.
Por anos, o sertão e seu povo vêm enfrentando um processo de desvalorização de suas próprias tradições e histórias. Somado a isso, o avanço predatório do desmatamento em áreas naturais tem tornado a região mais vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas e ao avanço da desertificação. As artistas, por meio desta exposição, buscam reacender no coração dos sertanejos o amor e a conscientização sobre a importância de preservar sua cultura e o ecossistema, essenciais para a manutenção da vida e da identidade regional.
Realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, a exposição estará aberta ao público entre os dias 18 de novembro e 9 de dezembro no Centro Cultural Amaury de Carvalho, em Patos, sertão da Paraíba. A abertura oficial acontecerá no dia 18 de novembro, às 19h30.
Mín. 22° Máx. 37°