O secretário de Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, se reuniu na tarde dessa quarta-feira (13) no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Patos, com os gestores de Segurança Pública da Paraíba.
A reunião teve como objetivo avaliar as ações realizadas no período junino e planejar ações de prevenção e repressão qualificada na região do Sertão.
A reportagem do Patosverdade.com.br conversou com o secretário Jean Nunes que, dentre outros assuntos, destacou a tranquilidade no São João no Sertão, assim como em todo o Estado, e especialmente em Patos, com a estrutura do CICC, com câmeras integradas, e utilizando uma tecnologia que otimiza as ações da segurança pública. Ouça:
De acordo com o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), Patos registrou 22% de redução de crimes contra a vida nos dias de São João (23 e 24) e 8% no mês, em relação ao mesmo período do ano passado. No semestre, a queda de registros foi de 3%.
Em todo o mês de junho, também foram contabilizadas reduções de Crimes Violentos Patrimoniais (CVP): -21% dos roubos no Estado, -16% dos roubos em João Pessoa e -10% de roubos gerais em quatro cidades com maiores eventos no mês de junho (João Pessoa, Campina Grande, Bananeiras e Patos), em relação aos mesmos 30 dias de 2021.
Também na 3ª Região Integrada de Segurança Pública, que abrange todo o sertão, policiais e bombeiros apreenderam 51 armas de fogo, 57 quilos de drogas, realizaram 67 prisões e apreensões, recuperaram 27 veículos roubados ou furtados. Em todos os municípios paraibanos, 418 operações foram realizadas pelas forças de Segurança.
Além dele, o encontro contou com as presenças do secretário-executivo, Lamark Donato, dos comandos da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, além de gestores das regiões de Patos e de Campina Grande.
Fotos: SECOM-PB
Mín. 24° Máx. 37°