A Prefeitura de Patos reiniciou os serviços de recuperação da Alça Sudeste que são realizados pela empresa Engelplan. De acordo com a empresa, várias etapas são necessárias para finalizar a obra.
Inicialmente, os trechos 1, 2 3 (compreendidos entre a linha do trem – sentido Grupo Barbosa) estão passando pela fabricação de calçada, meio fio, contenções de aterro e preparação da elétrica para a iluminação.
Já os trechos 4,5,6 (linha do trem até a rotatória do acesso aeroporto) a empresa está realizando a recuperação de base. Esse trabalho envolve a retirada do material, recuperação na base com adição de brita, IBGS, britas e outros graduados para aumentar a resistência da base no atrito com o asfalto. Após isso, é realizada a compactação deixando… de 105 que é de um CBR acima de 80 que é o apropriado dentro das normas de projeto, tudo acompanhado por laboratório especializado que é quem emite as autorizações.
Após a fase de recuperação da base, é realizada a primeira pintura de estabilização feita com CN30 para proteger a base e os possíveis danos de chuva e umidade para não passar para o lançamento da capa.
Nos trechos onde não está ocorrendo a recuperação, a empresa está realizando pequenas obturações pontuais que consiste em abrir o trecho, requadrar, trocar o material e colocar um material com CBR de resistência apropriada, fazer análise do solo e depois tampar novamente. Após esses trechos 4, 5 e 6 serem, abetos nos locais de maior e de menor tamanho eles receberão a pintura e lançada camada de reperfilamento, uma camada de baider que é um componente asfáltico com resistência menor. Após isso, será feita a compactação que ficará pronto para receber uma capa de rolamento (asfalto). Em parte das estacas 6 e 7, a empresa está empenhada no aterro, corte de talude, e regularização de talude. Foi feita uma primeira limpeza desde a rotatória até a entrada da antiga Ford: limpeza na vegetação, remoção do material de descarte e colocado um material homogeizado, da jazida, já no grau de umidade necessário, sendo lançado em todo o trecho, depois será batido com rolo, tratado com grade, espalhado com a patrol. Após essa laminação e compactação, serão puxadas as camadas a cada 30 centímetros para chegar na altura da mesma camada existente fazendo uma linha contínua desde a antiga Ford até a calçada existente da Alça Sudeste.
Elevadas as calçadas, será feita a recuperação do pavimento através de uma capa de rolamento de 3 cm que será lançada em todo o trecho. No momento em que for iniciada a capa de rolamento próximo a última estaca, a ideia é que a camada de baider esteja toda regularizada e pronta em todos os outros trechos até a poite para que possa ser puxada, de uma vez só para não ocorrer emendas e evitar formas fragmentadas. O controle tecnológico recomenda que o lançamento seja feito de uma vez só com intervalos de poucos dias para que o material possa ter sua cura todo dentro de uma harmonia, evitando fissuras, trincas e retrações.
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