O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro , de Patos, deu mais um passo importante para se consolidar como centro de captação de córneas para transplante. No último sábado (15), a unidade foi representada no Curso de Enucleação , promovido pela Central de Transplantes da Paraíba , com a participação da Coordenadora da UTI e integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) , Raelma Maria . A capacitação, realizada na Faculdade Unopar, em Campina Grande , reuniu oftalmologistas e enfermeiros especializados em coleta de tecidos.
A formação abordou teoria e prática , sendo conduzida pela oftalmologista Sarah Menezes e pelo médico intensivista Thiago Catão . Raelma destacou a importância do aprendizado para a ampliação dos transplantes na unidade de Patos. "Foi um momento de grande conhecimento e capacitação. Volto com novos aprendizados para nossa equipe, na certeza de que estamos nos preparando para tornar o hospital uma referência na coleta de córneas" , afirmou.
Desde maio de 2024 , quando foi formada a CIHDOTT , o hospital vem treinando sua equipe e estabelecendo protocolos para a identificação de potenciais doadores. O diretor técnico do hospital e coordenador da comissão, Pedro Augusto , ressaltou que a unidade já é credenciada para a coleta de órgãos e tem trabalho na conscientização sobre a doação. “A doação de órgãos é um ato seguro e salva vidas. Ainda há muitos mitos que precisam ser esclarecidos para que mais pessoas compreendam a importância desse gesto” , destacou.
O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro é referência no Sertão da Paraíba em clínica médica, urgência e emergência, além de média e alta complexidade . A unidade atende pacientes de mais de 90 municípios e tem se empenhado em fortalecer o trabalho de doação de órgãos, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso a transplantes e novas oportunidades de vida.
Mín. 23° Máx. 34°