Com a proposta de valorizar a diversidade cultural e a economia criativa local, promover a democratização do acesso à arte e cultura é que será realizada, no dia 12 de abril, na Concha Acústica Nilson Batista, na praça Edvaldo Mota, a primeira edição do Festival Multicultural de Patos.
O evento que terá como tema "Onde a arte e a diversidade se encontram" espera um público de mais de duas mil pessoas e tem a aprovação da Lei Aldir Blanc. Além disso, trará a abordagem da inclusão e acessibilidade com intérprete de libras durante todo o evento com a garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
De acordo com os organizadores do evento, os jornalistas e ativistas culturais, Hélio Barbosa e Hércules Barbosa, o espaço será recheado de movimentos culturais que irão mobilizar todo esse cenário da multiculturalidade, a exemplo da música, artes visuais, poesia, grafitagem.
Irão se apresentar na Concha Acústica os músicos Renato Marinho, Isabela Fernandes e Arthur Escarião, além da exibição de um painel de grafite confeccionado ao vivo pelo artista visual Roberto Nass e espaços com artistas convidados: George Ardilles (poeta e escritor), Guga Burkhardt (ilustrador, fanzineiro e produtor de artes underground), Edailtom Xavier (escritor). Também haverá uma amostra de trabalhos de grafite resultantes da oficina Arte Teen, material que será produzido com a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Patos e Região (ASPAA).
Hélio Barbosa explicou que o painel em grafite feito em tempo real durante o festival, será doado à Secretaria de Cultura de Patos, com o objetivo de contribuir com a memória cultural de Patos, a ser exposto no Centro de Cultura Amaury de Carvalho.
Já Hércules Barbosa apontou para a importância desse movimento na cidade. "É o fortalecimento da cena cultural de Patos e região, além do estímulo à economia criativa e ao comércio local e ampliação do alcance cultural para diferentes públicos", frisou.
O Festival Multicultural de Patos "Onde a arte e a diversidade se encontram" será aberto ao público e com participação gratuita.
Assessoria
Mín. 20° Máx. 37°