Sousa e Botafogo-PB entram em campo neste domingo para o primeiro jogo da final do Campeonato Paraibano Unipê 2025. O confronto acontece no Estádio Marizão, em Sousa, onde o time sertanejo costuma levar vantagem. Apesar disso, no histórico geral dos confrontos, o Belo tem uma ampla superioridade sobre o Dino. A decisão deste ano reedita a final de 2024, quando as equipas também se enfrentaram, e o Sousa levou a melhor ao conquistar o título nas deliberações máximas.
De acordo com dados do historiador Raimundo Nóbrega, as duas equipes já se enfrentaram 105 vezes na história, com o Botafogo-PB vencendo 51 jogos, enquanto o Sousa saiu vitorioso em 27 oportunidades. Além disso, 27 partidas terminaram empatadas. O último duelo entre os tempos aconteceu na 9ª rodada do estadual deste ano, quando o Belo venceu por 2 a 1 no próprio Marizão. O jogo deste domingo será o 106º encontro entre as equipes, prometendo mais um capítulo emocionante dessa rivalidade.
Se o Botafogo-PB domina o retrospecto geral, a história muda quando os jogos acontecem em Sousa. No Marizão, o Dino leva vantagem sobre o adversário. Das 27 vitórias do tempo sertanejo no confronto, 21 foram dentro de casa, o que representa cerca de 78% dos seus triunfos contra o Belo. O estádio será novamente um fator decisivo para o Sousa tentar largar na frente na briga pelo título estadual.
Os números no Marizão mostram um equilíbrio maior, com o Sousa vencendo 21 das 48 partidas disputadas no estádio. O Botafogo-PB, por sua vez, venceu 13 vezes, e outros 14 jogos terminaram empatados. A expectativa para a final é alta, e o primeiro duelo será transmitido ao vivo e gratuitamente pelo Jornal da Paraíba, às 17h deste domingo.
Mín. 23° Máx. 34°