Os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco deverão enfrentar vários episódios de chuva entre os dias 27 de março e 7 de abril, com destaque para a região semiárida desses estados. A previsão é do consultor meteorológico do agronegócio e de eficiência energética Rodrigo Cézar, que já havia antecipado em dezembro um mês de janeiro com chuvas acima da média e oscilações nos meses seguintes.
Segundo Rodrigo Cézar, houve uma mudança significativa nas condições oceânicas na segunda metade de março, influenciando diretamente o clima na região. Ele explica que o Oceano Atlântico Sul, próximo à costa leste do Nordeste, e o Atlântico Norte apresentaram uma evolução positiva, criando um cenário favorável para chuvas dentro ou acima da média na Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará durante abril e maio. Já em Pernambuco, a expectativa é de precipitações variando entre a média e abaixo dela, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
As chuvas esperadas nos próximos dias serão resultado da interação entre um vórtice ciclônico de altos níveis e a própria ZCIT, que é o principal sistema meteorológico responsável pelas precipitações na região entre fevereiro e maio. A expectativa é que esse padrão climático traga alívio para áreas do semiárido que enfrentam longos períodos de estiagem.
Mín. 23° Máx. 34°