A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), a Operação Asfixia na cidade de Santa Luzia, localizada no Sertão da Paraíba. O objetivo da ação foi desarticular duas organizações criminosas responsáveis por uma série de homicídios ocorridos entre setembro de 2024 e março de 2025. A operação contou com um efetivo de 150 policiais civis e militares, que cumpriram mandados de busca e apreensão, mandados de prisão preventiva e realizaram prisões em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas de fogo.
De acordo com o Delegado Seccional da 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, Rodrigo Monteiro, a operação foi planejada com base em investigações que identificaram as ações das organizações criminosas na região. Durante a operação, foi preso um indivíduo de alta periculosidade apontado como responsável pelo último homicídio ocorrido em Santa Luzia, no mês de março. O suspeito, que já possui antecedentes criminais no litoral sul da Paraíba, foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e responderá também pelo homicídio, já que a arma apreendida foi identificada como a utilizada no crime.
A apreensão de armas de fogo, drogas e outros materiais ilícitos reforça o compromisso das forças de segurança em combater o crime organizado e reduzir a violência na região. Segundo o delegado, a operação Asfixia é um marco no enfrentamento às facções criminosas que atuam no Sertão da Paraíba, trazendo um impacto positivo para a segurança pública local.
Os presos foram conduzidos à Delegacia de Santa Luzia, onde foram autuados pelos crimes imputados e, posteriormente, encaminhados à Central de Polícia de Patos. Eles permanecerão à disposição da Justiça para responder pelos crimes cometidos. A Polícia Civil reforçou o compromisso de continuar atuando de forma integrada com outras forças de segurança para garantir a paz e a ordem pública na Paraíba.
À esquerda delgado Rodrigo Monteiro, e à direita delegado Eduardo Luna
Mín. 20° Máx. 36°